quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Rebelde não é ruim, não fessora!

Quando era criança assisti a todo tipo de programa infantil e desenhos que passavam na tv. Desenhos como "Caverna do Dragão" (que às vezes ainda assisto no youtube), "He-man", "She-ra", "Smurfs", entre outros. Apesar de ter assistido a esses programas, sou relativamente "normal" hoje em dia...
Não sou tão rigorosa em relação a programas para crianças, mas um em especial tem me preocupado, que na verdade nem é programa infantil, mas possue um teor mais adolescente, chamado "Rebeldes". Quase todas as meninas do meu grupo assistem a esse programa  e brincam que são os personagens.
Na segunda feira fizemos uma atividade na qual as meninas precisavam escrever coisas boas que viam em suas colegas. Quase todas escreveram a palavra "Rebelde" como qualidade. Eu fiquei intrigada e perguntei: "Vocês sabem o que significa essa palavra?" elas responderam "não". Então expliquei que "rebelde" não era um elogio, ou uma qualidade, mas que era uma pessoa que não respeitava regras e era desobediente. Uma das meninas falou: "Rebelde não é ruim, não fessora! Não é desobediente, só não concorda com o que as outras pessoas falam, tipo os mais velhos, mas faz aquilo que ele mesmo acha que é certo."
Você consegue perceber a distorção de valores? Ela está lá. Bem sutil, mas ainda perceptível. Fiquei pensando em como os valores são mudados conforme a moda. Pensei na quantidade de lixo que as crianças estão "ingerindo" e em como temos trabalho a fazer.
Ensinar valores e princípios da palavra de Deus às crianças é uma das coisas mais importantes que precisamos fazer. Lembrei daquele versículo da bíblia que fala: "Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria..." 1 Samuel 15:23a. Rebeldia definitivamente não é algo bom ou uma qualidade.
Não sou a favor de ficar neurótico e proibir as crianças de assistirem tv e deixá-las isoladas do mundo. Conheço pessoas que tem um grande trauma em relação a isso, por que sempre foram "os diferentes" na escola, aqueles que não podiam fazer nada. Mas sou a favor, sim, de ensinar a criança no caminho que ela deve andar. Sou a favor de ensinar valores desde cedo e formar adultos íntegros.
Fica a reflexão. O que você está ensinando às crianças?

0 reações: