quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sobre esperança, Igreja Esperança, amor e comunidade.

Olá pessoal que nos acompanha nesse blog!!
Gostaria de retomar um assunto que comecei alguns posts atrás. Eu comentei meio por cima que nós havíamos mudado de igreja, e quero contar como isso aconteceu e como as coisas estão agora. Isso foi algo muito grande e importante para nossa vida, então gostaria de contar com o respeito de todos que estão lendo este texto.
Desde que eu cheguei aqui em Beagá, não consegui  encontrar uma igreja para "chamar de minha". Comecei a ir com o Tijs e a família dele na igreja que eles costumavam ir. Foi legal, aprendi várias coisas, mas ainda não era A igreja. Não conseguia me encaixar. Quem me conhece sabe como é difícil para eu me relacionar ou dar o primeiro passo para fazer amizade. Sou péssima nisso e ainda por cima casei com um homem que é igualzinho a mim nisso!! Nunca conseguimos verdadeiramente fazer amizades nessa igreja. Acredito que por culpa nossa.
Chegou uma época que Tijs e eu estávamos meio perdidos, queríamos uma igreja, mas parecia que nossos requisitos eram altos demais. Queríamos encontrar uma igreja onde pudéssemos aprender mais sobre Deus e vida cristã, que tivesse uma doutrina sadia, que fosse como uma grande família, que tivéssemos um pastor que fosse amigo e acessível, uma igreja sem gritaria e evangelho da prosperidade, sem loucura, sem escândalo (somente o da cruz), amigos, uma igreja onde imaginássemos nossos filhos crescendo e aprendendo um evangelho real e puro e que fosse uma igreja Calvinista. Sim, nós nos tornamos Calvinistas. Depois que começamos a estudar a bíblia para o nosso trabalho em missões na área de ação social e desenvolvimento comunitário, descobrimos que o seguimento Calvinista era o mais coerente de todos. E por mais inúmeras razões que não convém abordar aqui.
Voltando um pouco, lá em 2008, nós tivemos aula com o Mauricio Cunha lá em Recife, na escola de desenvolvimento comunitário. Ele nos vendeu um livro que tinha escrito juntamente com mais algumas pessoas. O Tijs gostou muito de alguns capítulos e percebeu que quem havia escrito esses capítulos era um pessoal aqui de Beagá e foi assim que conhecemos L'abri, o Guilherme e o Rodolfo. Decidimos conhecer o l'abri e fomos num ciclo de palestras que eles estavam oferecendo. O Tijs se identificou muito com eles, pois eram leitores de alguns teólogos e pensadores holandeses, os mesmos autores que o Tijs estava lendo e admirando muito na época.
Certo dia decidimos visitar a igreja "do Guilherme", já que estávamos a procura de uma igreja para congregar. Quando chegamos lá foi amor a primeira vista!!! Sabe aqueles requisitos todos que eu citei lá em cima? A Igreja Esperança cumpriu todos e mais alguns que vieram de "Brinde". Foi inacreditável como conseguimos encontrar esse oásis. Cremos que Deus direcionou cada passo nosso para que encontrássemos nossa casa, nossa família, nossa comunidade, nossa igreja.
Desde dezembro estamos congregando na igreja Esperança e posso dizer que já temos bons amigos lá. E o Guilherme do livro, virou nosso pastorzão amigo. Amamos ele e a sua família. Meu coração se enche de alegria ao falar desse feliz encontro com a igreja esperança.
Para quem vive em um contexto JOCUMeiro sabe como é fácil criarmos uma vida apenas dentro dos limites da JOCUM. É fácil cair na armadilha de transformar a JOCUM em tudo o que temos. Já vi muitos missionários que por um motivo ou outro tiveram que sair de JOCUM e não tinham para onde ir, não tinham amigos, uma igreja e etc. Também para nós JOCUMeiros é muito fácil ficar sem ir em uma igreja, pois temos culto aqui 1 vez por semana, todos os dias começamos com oração, louvor e vivemos em uma grande comunidade... Hoje vejo a importância de se ter uma comunidade, uma igreja para congregar e uma vida fora de JOCUM. Temos aprendido muito com irmãos maravilhosos que Deus colocou na nossa vida. Pessoas que, mesmo que conhecemos a pouco tempo, moram no nosso coração.
Nós só temos motivos para agradecer a Deus por ter nos conduzido para essa igreja. Podemos dizer que Ele realizou nossos sonhos em relação a isso. Estamos muito empolgados pela Páscoa desse ano que passaremos em comunidade, em um evento de imersão e redescobrimento da Páscoa. Passaremos esses dias lá no L'abri, juntamente com irmãos queridos. Será nossa primeira experiência de Páscoa, no sentido real do evento.
Bem, acho que é isso. Fico feliz em poder compartilhar publicamente algo que é tão especial para nós. Espero e oro para que todos consigam encontrar um lugar assim, onde possam desenvolver sua fé de uma mneira saudável e crescer no relacionamento com nosso Pai.
Uma boa Páscoa para todos vocês!! Nosso Redentor vive!!!

2 reações:

Anônimo disse...

Meu nome é Rafael Costa, sou do Rio de Janeiro. Fico feliz por terem encontrado "Sua Igreja", não há nada melhor do que se sentir verdadeiramente em casa, e não um intruso.

Eu e minha namorada também estamos, assim como vocês estavam, procurando uma igreja sem loucuras, gritarias e coisas afins para congregar. Estamos nessa busca vão fazer 4 meses e até agora nada, os cultos em todas as igrejas aqui são a mesma coisa: música, gritaria e dinheiro, é um ciclo monótono, não há nada de novo. Minto se não dizer que não aprendo sobre a Palavra de Deus mesmo nessas igrejas, mas a sensação de mal estar nos encomoda muito sabe... Nos sentimos quadrados num templo de triângulos é uma sensação muito ruim.

Não queremos também uma igreja fantástica, trivial, mágica, queremos uma igreja. Sem adjetivos loucos. Apenas uma igreja, nunca pensei que algo aparentemente tão simples se tornaria algo tão cansativo, desde a nossa saída de nossa antiga igreja, por uns motivos quais prefiro não salientar.

Irmã... Ore por nós, para que assim como vocês, eu e minha namorada encontremos uma igreja para chamar de "Nossa" e ter a sensação de estar verdadaeiramente encaixado a congregação.

Que a Paz esteja com vocês, feliz Páscoa pra vocês também, um forte abraço e que Deus vos abençoe!

E-mail:rafael@hotmail.co.in

kelly van den Brink disse...

Oi Rafael!
Poxa, sei como vocês se sentem. Estarei orando para que vocês possam encontrar uma comunidade que supere suas expectativas. Deus nunca nos decepciona e Ele sabe o tempo certo para cada coisa na nossa vida. Só uma coisinha que eu queria te falar, que falaram para mim e me ajudou muito. Guarda teu coração, acima de tudo, guarda teu coração. Não deixe que cresça nenhuma raíz de amargura. Mesmo que vejamos coisas que nos incomodam, Deus é maior que tudo.
Deus abençoe vocês!
Abraços