domingo, 14 de agosto de 2011

Novo Desafio: Trabalhar com Crianças de Novo.

Depois que a escola de Desenvolvimento Comunitário acabou, me envolvi com o trabalho da Casa Luzeiro. Minha filosofia é: não fique apenas na teoria, mas faça algo prático com ela. A teoria é muito boa, mas se você não a pratica, corre-se o risco de ficar alienado da realidade. É muito diferente quando a realidade está bem ali na sua frente. As pessoas são reais, os problemas são reais, a pobreza é real.
Tenho feito várias atividades, desde dar palestras para um grupo de mulheres, como já relatei aqui em alguns posts, até organizar programações para crianças e minha mais nova atividade: trabalhar com um grupo de meninas. Uma das obreiras que trabalha com esse grupo precisou ausentar-se por duas semanas e eu fiquei no lugar dela. Estava com saudade de trabalhar com crianças. No meu primeiro dia de grupo dei um estudo bíblico sobre a beleza da criação e como Deus transformou a terra de um caos em um lindo sistema organizado. Como aplicação prática, cada uma criou um vaso para flores, feito de garrafa pet. Em alguns dias plantaremos sementes de "Amor Perfeito" o que dará tema para um novo estudo bíblico. A intenção é que elas façam algo bonito para decorar sua casa, pensando em como Deus aprecia beleza e que precisamos trazer beleza para nossa casa.
Nem tudo saiu perfeito. As meninas fizeram muita bagunça e estavam fora de controle, o que é normal quando uma pessoa nova assume o grupo na metade do ano. Elas precisam testar seus novos limites com essa nova pessoa. Mas acredito que de agora em diante as coisas vão melhorar. O bom é que já tenho alguma experiência no trabalho com crianças e não me intimido com essas atitudes.
Peço a oração de vocês para Alynena (uma americana recém chegada ao Brasil, que esá trabalhando comigo no grupo) e eu tenhamos sabedoria para trabalhar com esse grupo de meninas e que possamos mostrar o caráter de Deus para elas. Contamos com suas orações.

É inacreditável, mas em pouco tempo farei deste monte de lixo um estudo bíblico sobre a criação! 


Lavando as garrafas para fazer os vasos

Primeiro tirar o rótulo

Depois fazer o recorte para criar o "vaso"

Garrafas prontas

Usei as frutas das árvores daqui da Casa Luzeiro para mostrar a beleza das coisas que Deus criou

E flores do nosso jardim
Estudo bíblico ao ar livre para as meninas poderem observar as coisas que Deus criou, embora elas estivessem apenas prestando atenção nas frutas das árvores, doidas para comê-las, acho que afinal deu certo.




Praticando o estudo sobre beleza, mãos à obra na confecção de um vaso



Oficina de idéias
E elas fizeram um ótimo trabalho, apesar de toda a bagunça!






0 reações: