terça-feira, 23 de agosto de 2011

Meu sonho é... ser bandido

Meu sonho é... ser bandido. Isso foi o que um menino disse no domingo, durante a programação que chamamos de "Domingo com Deus". O tema era: "Meu sonho é..." Depois do louvor, algumas danças e teatro, as crianças foram separadas em grupos, de acordo com sua idade, e precisavam fazer um desenho ou colagem sobre seus sonhos.
Olhando as revistas, um menino viu vários carros e casas grandes com piscina e muitas outras coisas que só com muito dinheiro você pode comprar. Então ele disse: "Meu sonho é ser bandido, aí vou poder comprar tudo isso aqui!"
Agora, pensa comigo. Para uma criança de aproximadamente 10 anos falar isso, é por que suas expectativas em relação à vida já estão todas mortas. Chances de estudar? Não, nenhuma. Chance de conseguir um bom emprego e comprar as coisas boas com o suor do seu trabalho? Não. Todas as suas expectativas já morreram e ele nem teve a chance de ter outra opção. Eu não estou alegando aqui que todo bandido é bandido por que não teve outra opção na vida. Não. Sempre existe a opção da honestidade e essa escolha está acessível à todos. Meu ponto é, uma criança nessa idade deveria se permitir sonhar. Sonhar com bons estudos, trabalho, família, vida. Toda criança deve sonhar em ser o mocinho e não o bandido.
Eu lembro da minha infância, quando brincava com meu tio (temos apenas 4 anos de diferença e pudemos brincar juntos por um bom tempo) de polícia e ladrão, ninguém queria ser o ladrão. Meu tio, quando criança, era apaixonado por polícia, exército, armas e filmes do Rambo, mas não lembro uma vez sequer ele querer ser o bandido, mas sempre queria estar do lado do bem. E acredito que é assim que uma criança deve ser.
Quem ensinou para esse menino que ser bandido é bom? Quem disse para ele que ser bandido é uma boa escolha para a vida? Quem disse para ele que através da vida do crime ele pode conseguir o que quiser?
Ainda outras coisas me chamaram a atenção. Um dos meninos disse: "meu sonho é ter uma casa com piscina!" E o menino ao lado começou a rir. É... não é permitido sonhar. Eles já se acostumaram a "não ter" ou "merecer lixo".
Através dessa atividade pude perceber que não existe uma perspectiva de futuro, de ir além. A vida é como é e ponto final. Futuro? Não sei o que isso quer dizer. Conseguir coisas boas? Apenas através da vida do crime. E quero lembrar aos meus leitores, que essa atividade foi feita com crianças de 6 a 12 anos de idade.
Certa vez meu sogro leu um artigo no jornal sobre uma mãe, moradora de uma favela no Rio de Janeiro, que havia acabado de perder sua filha com uma bala perdida. O repórter perguntou para a senhora: "Qual é o seu sonho?" E ela respondeu: "Quem mora no morro não tem sonhos, moço!"
Mas um menininho me fez sorrir e encheu meu coração de esperança. No seu papel dizia: "Meu sonho é "colhecer" deus."
Sim, ainda há esperança e MUITO trabalho a fazer!

0 reações: