segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Boca Suja

Quando o Tijs era criança, por volta de 4 ou 5 anos, em um momento de ira disse um palavrão muito feio.  Eu não conheço os palavrões em holandês e não posso dizer se são mais pesados dos que os palavrões em português, mas especialmente esse que ele disse é muito feio e inapropriado tanto para crianças quanto para adultos. Traduzindo para o português seria algo como: “Deus me condene ao inferno.” Ao ouvir isso, sua mãe imediatamente pegou um sabonete, isso mesmo, sabonete de tomar banho e literalmente lavou a sua boca.  Anos mais tarde, quando éramos namorados e o Tijs me contou essa história, ainda se sentia incomodado ao falar essa palavra. Nunca mais esqueceu a lição! E como sua esposa e pessoa que passa mais tempo com ele e o conheço melhor do que qualquer outra pessoa, posso dizer que nunca ouço um palavrão sair dos seus lábios.
Agora estou trabalhando com um grupo de crianças - meninas, para ser mais exata, de 9 a 11 anos de idade (depois em outro post explico o porquê desse novo trabalho) e confesso que fiquei chocada com as coisas que as crianças aqui da comunidade estão falando e cantando.  Eu tenho vergonha de escrever aqui os palavrões que pequenas meninas falam. Palavrões que nem adultos deveriam falar. Também não acho apropriado descrever aqui as canções que elas cantam. Canções que descrevem explicitamente o ato sexual da forma mais baixa e vulgar que existe.
Depois de muito tempo pedindo para elas pararem de falar palavrões e explicando que é muito feio falar tantos palavrões e o quanto isso mostra falta de educação, falei que quanto mais a pessoa fala palavras feias, mais feia essa pessoa fica. Então uma menininha, a mais nova do grupo disse: “Ah, então minha mãe é horrorosa, pois ela fala palavrão o tempo todo!” Que tristeza! Fiquei pensando o que essas crianças têm aprendido na rua, na escola e em casa. Por que os adultos, os pais, tiram a inocência de crianças expondo a sexualidade de forma tão grotesca? Quantas mais crianças nesta comunidade estão nesta mesma situação? Que tipo de adulto essas crianças se tornarão? Terão eles respeito por si mesmos, pelos seus corpos? Serão eles homens que respeitam mulheres e mulheres que se respeitam?
Antes de começarmos o louvor expliquei a elas o que significava “louvar a Deus” e que para fazermos isso precisamos ter um coração limpo e uma boca limpa também, pois Deus é Santo. Uma delas falou: “Então eu não posso louvar a Deus, pois já falei um monte de palavrões hoje”. Expliquei que se nos arrependêssemos e pedíssemos perdão, Deus poderia nos perdoar e limpar nosso coração e boca. Orei juntamente com elas pedindo perdão e pedindo a ajuda de Deus para não mais falarmos palavras feias. Depois disso cantamos alegremente músicas bem antigas para louvar a Deus. Tais como: “Se o Espírito de Deus se Move em Mim”, “A Cada Momento” e “Jesus é Bom, é Bom Demais”.
Oro a Deus pedindo sabedoria para lidar com essa situação e também oro por diferentes formas de como ensinar essas meninas a terem um linguajar puro e coerente com as suas idades.  Oro para que de alguma forma possa fazer a diferença na vida de algumas delas. Deus nos ajude!

0 reações: