segunda-feira, 18 de julho de 2011

Por que eu admiro a igrejinha em frente à minha casa

Aqui na comunidade é comum encontrar muitas igrejinhas. Pequenas salas com meia dúzia de pessoas, uma caixa de som e um microfone. Em um mês, o que era uma lojinha de R$ 1,99 se transforma em uma congregação e não depois de muito tempo a igreja fecha para dar lugar a um bar, um salão de beleza ou qualquer coisa assim. Fecham com a mesma facilidade com que abrem. Mas a igrejinha do outro lado da rua, em frente à minha casa é admirável!

Faz um ano desde que nos mudamos para nossa casa e essa igreja já estava lá quando chegamos aqui. É impressionante ver a fidelidade daqueles membros! Quase todas as noites, podemos ouvir o culto deles (muitas vezes até mais alto do que o filme que estamos assistindo naquela noite). Eles cantam com toda a força e sem nenhum instrumento. Nunca vi pessoas tão desafinadas, mudam de tom em cada estrofe dos hinos. Ah, detalhe, só hinos da Harpa Cristã ou Cantor Cristão,  ou algum desses hinários antigos. Mas eles cantam! E é algo bonito de ouvir. Sim, é bonito de ouvir, mesmo que sejam desafinados, mesmo não tendo noção nenhuma de música, mesmo não tendo nenhum instrumento para acompanhá-los. Pois pode-se perceber seu amor por Deus através da força das suas vozes.
Uma igrejinha com as mesmas 10 pessoas, todo culto. Pela porta pode-se ver muitas senhoras, algumas até de idade avançada, de joelhos, orando pela comunidade. Certa vez fui visitar uma senhora de idade aqui na comunidade. Ela morava  em um beco, dentro de outro beco. Sua casa era de difícil acesso com uma escada bem mal feita. Imagino como é aquela escada em dia de chuva! Dona Maria* mesmo com muitas dores nas pernas, para minha surpresa, congregava nessa mesma igrejinha em frente à minha casa! Fiquei imaginado como ela fazia para descer o morro para vir a igreja, ou melhor, como ela fazia para subir o morro para voltar para casa depois do culto! Isso é o que eu chamo de fidelidade!
O pastor é um caso a parte. Aparentemente durante o dia ele trabalha como pedreiro. Agora, você imagina como deve ser pesado trabalhar como pedreiro o dia todo? No fim do dia a única coisa que você pensa em fazer é chegar em casa, tomar um banho, comer uma boa refeição e descansar assistindo um filme ou coisa assim. Mas não esse pastor. No fim do dia ele está lá, abrindo as portas da sua igrejinha para o seu povo. Outra coisa que é bonito de ver é como ele cuida dessa igreja. Como o pastor trabalha como pedreiro durante o dia, ele mesmo trabalhou para arrumar a igreja, fazendo uma fachada tão caprichada que dificilmente você encontra uma igual a essa por aqui. Tudo muito simples, mas muito caprichado. Por dentro a igreja tem as paredes bem pintadas e é muito limpa.
Eu já vi várias pessoas chegando em uma comunidade e achando que descobriram a pólvora! Pensando que irão ensinar para as pessoas da comunidade como se vive, pois elas fazem tudo errado. Ah como é bom ver essas pessoas, eventualmente, caindo do cavalo! A questão é: temos muito o que ensinar para a comunidade? Sim. Mas é importante saber que temos muito o que aprender com a comunidade também!
Eu admiro a igreja em frente à minha casa! Admiro a fidelidade daquelas pessoas, pois chova ou faça sol, elas estão lá, praticamente sete dias por semana; admiro a força com que elas cantam, mesmo não sabendo cantar; admiro a dedicação desse pastor que mesmo depois de um dia cansativo em um trabalho pesado, está lá abrindo as portas da igreja que ele mesmo construiu e arrumou com tanto capricho. Sim, admiro a igrejinha em frente à minha casa, pois ela me mostra que Deus está bem aqui, no meio dessa comunidade e que tenho muito o que aprender com eles!

2 reações:

Izaias Maia disse...

Muito bom!!! Muito tocante!!!Tomei a liberdade de repercutir esta mensagem em meu blog...
http://oasisseguro.blogspot.com/2011/07/venha-o-teu-reino-por-que-eu-admiro.html

kelly van den Brink disse...

Oi Izaias!
Pode compartilhar no seu blog, sim.
Deus abençoe!