sexta-feira, 1 de julho de 2011

Formatura da FDC - final de mais uma etapa!

Ontem celebramos a formatura da FDC. Para quem não sabe, Tijs e eu lideramos um curso que treina pessoas para trabalharem como facilitadores comunitários em comunidades carentes, mais conhecidas como "Favelas". Esse curso se chama FDC: Fundamentos em Desenvolvimento Comunitário. Foram três meses bem intesos, de muito trabalho. Mas tudo valeu muito a pena! Tivemos uma turma bem feminina: oito mulheres e NENHUM homem! Isso te faz pensar, não é?! Será que os homens não querem mais ser missionários?
Durante esses últimos três meses não tivemos horário para começar ou parar de trabalhar. Rotina era uma coisa de outro mundo... Muitas coisas para resolver, planejar, arrumar, fazer, conversar, decidir, traduzir, investir, e muitos outros verbos. Quando se assume uma responsabilidade assim, tem que ter em mente que abrir mão de certas coisas, é regra. Mas o que nos move é a certeza de estarmos fazendo aquilo que Deus nos chamou para fazer. Também a paixão pela FDC é um ingrediente importante. Organizar esse curso, treinar pessoas para irem para as comunidades carentes nos traz alegria e sentimento de dever cumprido.
Quando Tijs e eu ainda estávamos fazendo a ETED (escola de treinamento e discipulado) eu tive um sonho bem marcante. Na época nem estávamos namorando ainda (mas claro que uma paixãozinha já rolava...) Sonhei que Tijs e eu estávamos em um carro juntamente com uma equipe, andando por uma fazenda. Nós estávamos à frente daquela equipe, vendo uma plantação de trigo tão grande que o final dela sumia da nossa vista. Essa plantação de trigo estava pronta para ser colhida. Também nessa mesma fazenda havia um pomar com frutas prontas para serem colhidas também, mas essas frutas eram 10 vezes maiores do que frutas normais. Tudo o que havia naquela fazenda, a plantação pronta para ser colhida, o pomar com frutas gigantes, havia sido plantado por nós e por essa equipe. Quando começamos a FDC no ano passado, Deus me trouxe à memória esse sonho e disse que estávamos começando a plantar o que vi no meu sonho. Foi algo bem forte, que me emocionou muito.
Algo que me deixou muito orgulhosa do meu marido foi o desafio que ele aceitou de dar aula sobre "O Valor da Mulher" para uma turma só de mulheres. Ele se preparou muito e estava pronto para responder os questionamentos e dúvidas que elas tinham, especialmente sobre textos da bíblia que aparentemente são puramente machistas. Mas ele tirou de letra e provou por a+b que a bíblia de machista não tem nada. No final, emocionado, ele pediu perdão para as mulheres, em nome de todos os homens que as haviam menosprezado, tratado mal ou que não as trataram do jeito que elas mereciam. Foi um chororô que só! Nem precisa dizer o quanto eu fiquei orgulhosa dele...
Mas agora a vida continua. Teremos uma semaninha de folga (em casa, já que a verba estava curta demais para viajar...) e depois decidiremos quais serão nossas atividades junto à Luzeiro e a base de BH, nesse segundo semestre. Por enquanto queremos colocar nossos livros em dia, fazer uma faxina bem feita na nossa casa, assistir filmes, dormir, enfim, aproveitar a folga.
Semana que vem, na terça feira, comemoraremos o aniversário do Tijs! Hoora! Aproveitaremos para fazer nosso programa preferido: visitar sebos e livrarias, almoçar fora e ir ao cinema. Graças a uma amiga muito querida, que nos deu uma oferta muito bem vinda, poderemos fazer isso. Deus é fiel!
Bem, por enquanto é isso. Gostaria de compartilhar alguns motivos de oração, se você quiser orar junto conosco:
- para que consigamos recuperar as energias e descansar o suficiente durante essa semana de folga;
- para Deus nos mostrar o que fazer nesse segundo semestre. São várias as possibilidades, mas queremos fazer a vontade Dele;
- Pelo aniversário do Tijs, para que tenhamos um dia bem especial;
- Pelas nossas finanças;

Obrigada pelo apoio de todos, oração, encorajamento, ajuda no dia a dia, e todo o tipo de suporte que recebemos nesses três meses!
Até a próxima!


Bolo feito pela mãe de uma das alunas, a Luciana! Muito obrigada por nos abençoar com um bolo tão lindo!

As alunas liderando o louvor no culto de formatura.

A Joyce foi a pregadora da noite, escolhida pelas alunas. Ela foi uma das professoras do curso e, é claro, é uma amiga muito querida!

Em breve mais fotos. aguardem!

0 reações: