sexta-feira, 25 de novembro de 2011

De Curitiba para Vitória - Vinte e Oito Horas Sentados em um Ônibus.

Nossa jornada começou no domingo (20/11) às 5:00 da manhã. Precisávamos pegar o ônibus de Curitiba para Vitória, mas o Tijs acordou passando mal. Não foi nada animador acordar tão cedo, passando mal e sabendo que teríamos 20 horas de viagem (nós achávamos) pela frente. Mas enfim, às 8:00 da manhã estávamos em frente ao nosso ponto de embarque. Na rodoviária em Curitiba nos falarma que chegaríamos à Vitória às 4:30 da manhã, o que descobrimos mais tarde não ser verdade. O horário previsto era para 7:30 da manhã, ou seja mais horas de viagem. O detalhe é que descobrimos isso quando estávamos em Campos, no Rio de Janeiro.
A única fábrica do Chocolate Garoto fica em Vilha Velha - ES
Bem, o ônibus estava vindo de Foz do Iguaçu (leia-se Paraguai) com destino à Recife. Tinha pessoas com a bagagem de 11 caixas! Nossa mala foi a última a entrar no ônibus e muitas pessoas ainda ficaram com sua bagagem de fora com apenas uma promessa de que a empresa d eônibus enviaria o restante da bagagem em outro carro. Dentro do ônibus aquele horror, pessoas ouvino música alta, crianças chorando, cheiro de chips no ar, pais brigando com os filhos, gente roncando...
No meio do caminho pegamos um acidente. Várias horas parados no engarrafamento. Depois o pneu do ônibus furou e o motorista não conseguia tirar o estepe, então ficamos mais algumas horas parados. Chegando em Vitória o motorista bateu o ônibus e arrancou todo o retrovisor dele. Tivemos que passar na garagem da empresa e trocar de ônibus. Desce todo mundo, tira a bagagem, coloca a bagagem no outro ônibus e o pessoal da garagem tenta encher um pneu que está meio vazio. O motorista entra no ônibus meio sem jeito dizendo que teria que trocar o pneu desse ônibus também e que teríamos que esperar mais.
Depois de 28 horas de viagem, finalmente chegamos na base da JOCUM em Vitória. Ufa, pensei que essa viagem nunca mais iria acabar! Mas pelo menos chegamos vivos!
O Tijs começou a dar aula na segunda mesmo, só que a noite, o que foi muito bom, já que ele pôde descansar a tarde.
Nossa semana foi muito boa. Durante o dia ficávamos lendo e estudando e, é claro, descansando e a noite Tijs dava aulas. Fomos muito bem recebidos na base e abençoados por todos. Na quinta a tarde o Roland nos levou para fazer um passeio em Vitória, Vila Velha e Cariacica. Primeiramente ele nos levou para ver o mangue. Uma paisagem linda, enconstada em uma comunidade carente. Fomos também à uma "Feira Verde" com o tema "Consumo Sustentável" que foi bem interessante. Depois visitamos o Convento da Penha, que além de ter uma arquitetura muito bonita, tem uma vista maravilhosa.
Amanhã bem cedo estaremos voltando para a casa. Resolvemos voltar de trem. Muitas pessoas já me falaram sobre essa viagem e agora que temos a oportunidade, gostaria de fazer. Dizem que a paisagem é muito bonita. Espero poder fazer algumas fotos.
Embora essa viagem tenha sido maravilhosa e tudo o que aconteceu e aprendi será inesquecível, estamos com muita saudade da nossa casa e da nossa igreja! Na segunda feira começamos com nosso trabalho na base da JOCUM em BH novamente.
Por favor, orem pela nossa viagem de volta para casa, para que cheguemos em segurança e tudo corra bem. Em breve daremos mais notícias!

Algumas fotos da base da JOCUM em Vitória:

A base fica em uma comunidade carente de Cariacica, chamada Flechal, parecendo um oasis com um grande espaço cheio de flores e árvores frutíferas

Eles também cultivam uma horta



 Foi a primeira vez que vi uma graviola















1 reações:

Rosauria Lobato disse...

Que aventura esta viagem Kelly, o importante é que deu tudo certo. Deus abençoe a caminhada de vocês.