segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sede de Aprender e Paixão por Ensinar - Sobre as Aulas do Tijs

Bem, o motivo pelo qual viajamos por três semanas não foi férias, como percebi que muitas pessoas estão pensando. Não. Viajamos a trabalho. É que o Tijs foi convidado para dar aula na base da JOCUM em Curitiba e Vitória. Na verdade o Tijs já vinha de uma maratona de aulas. Primeiramente foi uma semana de aula no curso da nossa base da JOCUM aqui em BH, Crianças em Risco, sobre desenvolvimento comunitário. Depois em outro curso daqui da base, ETED (Escola de Treinamento e Discipulado) sobre cosmovisão. Mas ele não dá aulas apenas para JOCUMeiros, por uma semana ele ensinou em uma missão parceira da JOCUM chamada CEMU (Centro de Missões Urbanas) também sobre desenvolvimento comunitário. Aí, veio esse convite de Curitiba para o curso Crianças em Risco, onde ele ensinou também sobre desenvolvimento comunitário.
Depois dessa semana em Curitiba, tínhamos um intervalo de uma semana até a aula em Vitória, então aproveitamos para visitar a minha família que mora no interior do Paraná, apenas duas horas e meia de Curitiba.
Bem, depois de toda essa maratona de aulas, ainda passamos mais uma semana em Vitória onde ele deu aula sobre Crianças em risco no curso de King's Kids, na JOCUM. Ele ainda tinha convites para dar aula em outros estados, mas tivemos que cancelar.
Apesar de ser muito intenso, é algo que ele gosta muito de fazer e realmente tem um dom muito especial para isso. Sempre recebemos respostas muito positivas sobre as aulas dele, graças a Deus. Mas quem gosta de ensinar precisa estudar muito, coisa que Tijs faz por prazer. Toda manhã, quando acordo (beeem depois dele) sempre o encontro na sala, cercado por livros e bíblias ouvindo palestras, lendo e fazendo milhares de anotações. Ele sempre acorda bem cedo, faz uma garrafa de café e senta na sala com seus livros ao redor. Às vezes lê três ou quatro livros ao mesmo tempo.
Quando precisa dar aula sobre determinado assunto, vasculha a internet atrás de recursos visuais para seus slides. Apesar de ter dom para ensinar, suas aulas nascem de várias horas de estudo e muita pesquisa. Já vi ele levantar ainda no escuro, às cinco da manhã para ter mais tempo para estudar antes de sair para trabalhar.
Isso é uma das coisas que mais admiro em meu marido, sua sede de aprender e paixão por ensinar. Que Deus continue usando sua vida para mobilizar muitas pessoas para a Sua obra. Orem por ele, para que sempre tenha a sabedoria do Senhor ao ensinar. E aproveitem para conhecer o novo blog dele www.reformando-coram-deo.blogspot.com 

0 reações: