sábado, 26 de março de 2011

Miserável e desprezível salva pela maravilhosa graça

Sabe quando você escuta uma música centenas de vezes? As vezes para lembrar de um momento bom que você viveu, ou para lembrar de uma pessoa muito especial. Pois eu tenho ouvido várias vezes a mesma música nos últimos dois dias. E além de ouví-la tenho refletido nela e na sua história.
E o que ela me lembra? Me lembra que pequei, que caí, falhei, me tornei desprezível, miserável, desgraçada (no sentido real da palavra), merecedora de nada. Mas fui alcançada por uma graça maravilhosa, e que mesmo sem merecer nada, fui reconciliada com meu Deus e adotada por ele. Fui limpa dos meus pecados e redimida. Meus pecados outrora vermelhos como escarlate se tornaram mais alvos que a neve. E agora ao pensar nisso e escrever sobre isso me emociono e choro de gratidão. Sou grata a Deus por Seu amor e graça e por Ele não me dar o que eu mereço.

A música que tenho ouvido é "Amazing Grace", um hino inglês bem antigo. A história dessa música revela ainda mais a graça de Deus do que a própria música. Esse hino foi escrito por John Newton por volta de 1770. Ele era um mercador de escravos africanos e um dia durante uma tespestade em que pensou que morreria ele gritou "Deus tenha misericórdia de nós!" Desde esse dia ele entregou sua vida a Cristo, deixou o tráfico de escravos e se tornou pastor. Pregou sobre essa maravilhosa graça até o final da sua vida. Em 1782 Newton disse: "Minha memória já quase se foi, mas eu recordo de duas coisas: Eu sou um grande pecador, Cristo é o meu grande salvador." Uma das coisas que mais me impressiona é que a música começa dizendo assim:
"Maravilhosa graça, que doce o som, que salvou um miserável (outras traduções: infeliz, desgraçado, patife) como eu".
Que reconhecimento maravilhoso da nossa verdadeira condição. Pecadores salvos por um Deus amoroso e Sua maravilhosa e infinita graça.
Hoje de manhã estava lendo o segundo capítulo de efésios que fala a mesma coisa. Estávamos afastados, mortos em ofensas e pecados, desobedientes, fazendo a vontade da nossa carne, mas Deus em sua infinita misericórdia nos vivificou em Cristo. (ler efésios o capítulo 2 todo)

Segundo o que li, na lápide de John Newton está escrito:
"John Newton, uma vez um infiel e um libertino, um mercador de escravos na África, foi, pela misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, perdoado e inspirado a pregar a mesma fé que ele tinha se esforçado muito por destruir".
Apenas gostaria de compratilhar o que está na minha mente e coração nesses últimos dias. Deus tem me tocado de uma maneira profunda a respeito da Sua graça. Não que isso tenha me feito entender o amor e a graça de Deus. Não. Creio que nunca entenderei e saberei a profundidade desse amor. Mas como diz na bíblia, o amor de Deus tem me constrangido. As vezes penso que não posso suportar tanto amor. Mas recebo, mesmo sem entender, suportar e merecer.

Vou deixar logo abaixo a letra e tradução desse hino antigo e um vídeo com uma nova versão de alguns anos atrás. Também recomendo assistir o filme "Amazing Grace"(em português: Jornada pela liberdade).
Meu desejo é que hoje você seja tocado, inspirado e constrangido por essa maravilhosa graça.
Amazing Grace
Amazing grace
How sweet the sound
That saved a wretch like me
I once was lost, but now I'm found
Was blind, but now I see
'Twas grace that taught my heart to fear
And grace my fears relieved
How precious did that grace appear
The hour I first believed
My chains are gone
I've been set free
My God, my Savior has ransomed me
And like a flood His mercy reigns
Unending love, Amazing grace


The Lord has promised good to me
His word my hope secures
He will my shield and portion be
As long as life endures


The earth shall soon dissolve like snow
The sun forbear to shine
But God, Who called me here below
Will be forever mine
Will be forever mine
You are forever mine


Maravilhosa Graça

Maravilhosa graça
Quão doce o som
Que salvou um coitado como eu
Eu estava perdido, mas agora estou achado
Estava cego, mas agora vejo
Foi a graça que ensinou meu coração a temer
E a graça aliviou meus medos
Quão preciosa a graça apareceu
Na hora que eu acreditei pela primeira vez
Minhas cadeias se foram
Eu fui liberto
Meu Deus, meu Salvador me resgatou
E como uma correnteza Sua misericórdia reina
Infinito amor, graça maravilhosa

O Senhor prometeu bem a mim
Sua palavra garante a minha esperança
Ele será meu escudo e minha porção
Enquanto a vida durar

A Terra logo irá se dissolver como neve
O Sol deixar de brilhar
Mas Deus, que me chamou aqui embaixo
Será pra sempre meu
Será pra sempre meu
Você é pra sempre meu

0 reações: