sábado, 7 de janeiro de 2012

Vivi o Dia

Ontem estava escrevendo no meu diário, relembrando o que aconteceu no meu dia, contando as graças e de repente escrevi algo que me chamou a atenção: "vivi o dia". Olhei para o que escrevi e pensei. O que me fez sentir a realização de ter vivido um dia. O que significa, afinal, viver a vida? 



Já vi (apenas vi, nunca li...) vários livros sobre mil lugares para conhecer antes de morrer, mil filmes para assistir, mil músicas para ouvir, e por aí vai... Será que isso é viver a vida? Ou será realizar-se profissionalmente? Casar? Ter filhos? Experimentar tudo o que tiver vontade? 


Fico pensando se tivermos a oportunidade de, no leito de morte, termos um tempo para avaliar como foi a nossa única vida sobre a terra. O que pensaremos que valeu a pena, que foi realmente importante, válido, marcante e que ficará? Você já pensou sobre isso? Se dependesse de mim, gostaria de estar em minha cama, já cansada pela idade, cercada pela minha família e com um tempinho para avaliar minha vida e perceber que pude vivê-la plenamente.


Algo que nos corrói é a insatisfação com o que temos e a busca por algo que achamos que quando a possuirmos, aí então seremos felizes. Nunca está bom. Nunca é suficiente. Porque o agora não é bom? Porque o que temos não é suficiente? Porque precisamos sempre correr atrás do vento por uma ilusão de felicidade e fechamos os olhos e o coração para o que temos hoje?
Depois que escrevi a frase "Vivi o dia", voltei atrás nas minhas anotações para ver o que tinha acontecido que me fez sentir tão realizada. A resposta foi muito simples. O ordinário. O comum. O agora.

-Acordar com um beijinho do meu marido;

-Tomar uma xícara de café delicioso;

-Ir trabalhar;

-Conversar e orar com amigos;

-Brincar com a Sophia;

-Fazer uma refeição para meus amigos;

-Comer juntos à mesa e conversar e rir e compartilhar;

-Observar as aves ao redor da Casa Luzeiro;

-Ter uma casa para voltar no final do dia;

- Vivi o dia;


Cada dia é uma dádiva e é necessário saber reconhecê-la, apreciá-la e celebrá-la. É claro que precisamos lutar, trabalhar, conseguir um emprego melhor, estudar, viajar, conhecer coisas novas. Mas isso não deve ser o alvo da felicidade, pois a felicidade está no aqui e no agora. Não espere conseguir algo para ser feliz, viver a vida ou se sentir realizado(a). Aprecie o que você tem em suas mãos agora. Viva a vida agora. Perceba e celebre a graça de Deus hoje. Viva o dia!


0 reações: