sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sobre Mangas Verdes e a Pressa de Viver


Aqui na Casa Luzeiro tem um pé de manga. Uma árvore que fica perto do portão dos fundos. Linda, saudável e que produz muitos frutos todos os anos. Mas, quer saber algo interessante? Faz cinco anos que moro aqui e nunca vi uma manga sequer amadurecer. Nunca pudemos comer do fruto dessa árvore. Você talvez esteja se perguntando o porquê disso.
Bem, como esse pé de manga fica perto do portão, é de fácil acesso às crianças da rua e elas ficam doidas quando vêem que tem frutas na árvore. Não conseguem esperar para comer no tempo certo. Pegam aquelas mangas pequenininhas, verdes, duras e comem desse jeito mesmo. Muitas vezes elas tiram a fruta da árvore dão uma mordida e como ainda está muito verde, possui um gosto amargo, então elas jogam fora e pegam outra fruta igualzinha àquelas que jogaram fora.
Não sei dizer quantas vezes fiquei irritada com isso. Pensava: “Como elas podem comer desse jeito? Por que não esperar o tempo certo chegar e aí poder aproveitar o fruto maduro?” Incontáveis vezes tentamos explicar que precisamos esperar até as mangas estarem prontas, que não adianta tirar da árvore muito cedo, pois o gosto não é bom e etc... Mas nada disso alguma vez adiantou.
Nesse ano a árvore estava cheia de frutos. Os galhos estavam cedendo ao peso das frutas, e eu pensei: “Bem, parece que nesse ano poderemos comer mangas dessa árvore!” Viajamos por três semanas e quando chegamos de viagem, não havia uma manga sequer na árvore para contar a história! Todas arrancadas antes do tempo.
Certo dia, estávamos conversando antes do nosso tempo de intercessão pela comunidade, sobre gravidez na adolescência. Isso acontece muito por aqui! Quando saímos na rua podemos ver meninas novas (bem mais novas do que eu) já com duas ou três crianças. É muito forte quando vemos uma menina de apenas treze anos de idade com uma barriga enorme, que mal pode sustentar. Já ouvi muitas histórias de meninas que começaram a tentar engravidar aos treze anos de idade e depois de um tempo conseguiram. Hoje com suas crianças um pouco maiores e a responsabilidade pesando sobre seus ombros, se arrependem do que fizeram. Mas aí já é tarde. Uma vida depende delas. Um inocente que apenas quer a atenção de seus pais como qualquer criança normal.
Será que o pé de manga e a precocidade da vida não estão conectados? Por que apressar a vida? Por que não esperar o tempo certo e comer o fruto quando ele está pronto? Por que apressar a vida? A fruta quando não está madura, tem um gosto amargo ou azedo, é difícil de engolir, causa problemas estomacais e intestinais e depois que está feito, nos arrependemos de ter comido a fruta tão cedo. “A vida não é uma emergência”, diz Ann Voskamp no livro “One Thousand Gifts”.  Não temos necessidade de apressar nada, pois há um tempo certo para cada coisa na nossa vida (Eclesiastes capítulo 3).
Pergunto-me o porquê de tanta pressa em viver? Pergunto-me o porquê de querer ser adulto quando ainda se tem uma adolescência inteira para ser desfrutada e vivida plenamente? Seria uma questão de status? De ser visto? Notado? Ser alguém? 
Espero que chegue um dia em que mangas rosadas possam ser colhidas e a doçura do fruto colhido no tempo certo possa  trazer alegria para uma vida vivida um dia de cada vez.


0 reações: