sábado, 17 de dezembro de 2011

Pare, Respire, Observe e Viva!

"A vida não é uma emergência." Esta frase está quase em todos os capítulos do livro que estou lendo no momento, "One Thousand Gifts" de Ann Voskamp (se você lê em inglês recomendo MUITO esse livro). Depois que comecei a ler esse livro sobre viver uma vida de ação de graças tenho tentado mudar minha pespectiva. Você já reparou que quando estamos fazendo algo já estamos com a cabeça na próxima coisa que precisamos fazer? Passamos o dia todo com a cabeça horas a frente e quando chega a hora de ir para a cama dizemos: "Mas já? Como o dia passou tão rápido?!" E assim a vida vai passando numa velocidade maluca e nosso dia a dia se torna como aquele ônibus do filme da Sandra Bullock (acho que é velocidade máxima o nome do filme).
Será que é dessa forma que queremos viver a única vida que temos?
Há um tempo atrás estudei cuidadosamente o livro de Eclesiastes e me dei conta de que estava correndo atrás do vento. Todos os dias, sem parar. Meu foco estava completamente errado. Estava sobrevivendo e não vivendo.
Porque não vivemos cada momento com calma e "bebemos" dele todo? Porque não paramos para observar os detalhes e com isso apreciar, celebrar e render graças a Deus pela Sua Graça? Por que tanta pressa? Por que correr tanto, se a vida é feita de momentos? Momentos que passam por nós e nem percebemos pois estamos tão aflitos com a próxima tarefa a fazer, com o amanhã, com a semana que vem, com daqui a cinco anos!
Nesse livro, Ann Voskamp conta como foi desafiada a fazer uma lista de mil coisas que ela amava e que poderia render graças a Deus. Uma
lista de presentes. Mil presentes de Deus. Confesso que pela primeira vez que ouvi isso, quis fazer uma lista também. Foi na época em que estava lendo Eclesiastes e ouvindo palestras sobre uma vida de ação de graças. Comecei tímida, no meu diário. Conseguia anotar quatro ou cinco coisas. Hoje isso já se tornou um hábito para mim. Contar as graças. Um sorriso, uma piadinha do meu marido, acordar com beijinhos dele toda manhã e tomar um delicioso café que ele prepara todas as manhãs, um passarinho que vem cantar na janela do meu quarto, limpar a casa, uma fruta colhida do quintal, riso de crianças, a chuva que cai, uma música linda que ouço e muito, muito mais. Essa certamente é uma lista que nunca chega ao fim. Como a Ann chegou à conclusão de que mil era muito pouco, percebo que jamais poderei chegar ao fim da lista dos presentes de Deus para nós.
Hoje eu li a seguinte frase no livro: "Não precisamos mudar as coisas que vemos. Apenas a maneira que as vemos." Mudança de perspectiva!
No começo dessa semana estava na Luzeiro e precisava fazer algumas coisas. Estava correndo de um lado para o outro e de repente algo me fez parar e capturou meu fôlego: gotinhas de chuva em folhas de roseiras. Uma coisa tão simples. Deus se revelando. Deus mostrando Sua graça para ser notada e celebrada. Corri pegar a minha câmera e tentei registrar da melhor forma possível o que estava vendo. Detalhes que mostram a grandeza, a santidade e a beleza do nosso Criador.
Cada vez mais tenho essa certeza de que precisamos parar. Estar presente em cada momento e receber cada momento como um presente.  A vida certamente não é uma emergência. A vida é feita de momentos que precisam ser vividos plenamente. Pare, respire, observe e viva!











0 reações: