sábado, 1 de outubro de 2011

Tráfico de Pessoas e Escravidão?

Duas pessoas estavam conversando perto de mim há alguns dias atrás e uma delas falou algo a respeito do tráfico humano e a outra respondeu: "Tráfico humano??" Pois é, muitas pessoas não tem noção alguma do que acontece no mundo hoje. Estudamos na escola sobre a escravidão no Brasil e no mundo, ocorrida no passado. Estudamos sobre a Princesa Isabel e de como ela, bondosamente, assinou a Lei Aurea libertando os escravos traficados da África. Mas o que não sabemos é que a escravidão nos nossos dias é 10 vezes maior do que no passado, antes da Lei Aurea. 10 vezes maior!!!
As pessoas são traficadas, arrancadas da sua casa, da sua cidade, ameaçadas, violentadas e arrastadas para o trabalho forçado e prostituição. A maioria das pessoas traficadas são mulheres e crianças (meninos e meninas, mas principlamente meninas). O esquema pode ter muitas faces, uma proposta de emprego como babá, modelo, dançarina, ou qualquer outro emprego desejável, em um país desenvolvido. As crianças são sequestradas ou vêm de regiões muito pobres e acabam sendo "doadas" ou vendidas pelos próprios pais. É, você pode achar isso inacreditável ou um discurso exagerado paratocar suas emoções e te manipular. Eu realmente queria que fosse isso, pois se fosse apenas para tocar as sua emoções eu tomaria de manipuladora e milhões de mulheres e crianças estariam vivendo suas vidas felizes. Mas não. Isso é a realidade!
Desde quinta feira estamos participando de uma conferência sobre o tráfico humano e escravidão moderna. Além dessa conferência, participaremos também de um seminário sobre o assunto de três dias na base de JOCUM Contagem. Quem veio falar sobre esse assunto é uma organização chamada "Not for Sale" (tradução livre: "Não está a venda"). Essa organização trabalha com isso por muitos anos em vários países do mundo. Eu agradeço a Deus pela oportunidade que estamos tendo de participar dessa conferêncai e seminário. Como cristãos, devemos apoiar essa causa e lutar contra o tráfico de pessoas, que é umas das três maiores indústrias ilegais do mundo. As outras duas são de armas e drogas.
Para você se inteirar mais sobre o assunto, quero deixar algumas fontes de informação no final deste post e oro para que você descubra o que você, sua família, seus amigos e todos que vivem a seu redor, podem fazer para ajudar a combater o tráfico de pessoas.
Peço também a sua oração para essa conferência e seminário, para que Deus levante pessoas que irão trabalhar nessa frente. Por favor, ore pr mim e pelo Tijs, pois também estamos envolvidos com a conferência, o Tijs traduzindo muitas coisas e eu fotografando todo o evento, juntamente com outros fotógrafos. Ore para que Deus nos dê energia para fazer tudo bem feito, com excelência. E, principalmente, ore para que a escravidão moderna acabe ainda nos nossos dias!

Fontes de informação:

Filmes
Anjos do Sol (filme brasileiro)
Desaparecidos
Busca implacável
Quanto vale ou é por quilo? (filme brasileiro)
A informante

Sites
Free2work
Not For Sale
Pare o Tráfico Humano
Ministério da Justiça
International Justice Mission


Vídeos
http://www.cbsnews.com/video/watch/?id=3261066n








Livros
Not for sale

Com isso já dá para ter uma noção sobre o assunto. Em breve a base da JOCUM de Belo Horizonte estará disponibilizando mais materiais sobre o assunto.
O Tráfico Humano e a escravidão são reais e podem estar acontecendo esse exato momento, na rua da sua casa. Faça algo. Mude essa realidade!!

0 reações: