terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pare o Tráfico Humano - Dia 2 - Grandes mudanças começam com pequenos atos

O assunto tem sido tráfico humano, mas de alguma forma esse seminário tem me feito pensar mais na minha própria vida do que em qualquer outra coisa. Egoísmo? Egocentrismo? Creio que não. Ao ouvir todos os casos de pessoas traficadas, arrancadas de suas vidas para servirem de escravas sexuais ou serem exploradas em trabalhos forçados me fez pensar em como meu estilo de vida financia esse tipo de crime. Eu posso pensar: “Mas eu sou uma boa pessoa, vou à igreja toda semana, dou ofertas, faço trabalho social, sou honesta e etc...” O que precisamos entender é que nosso estilo de vida tem sérias conseqüências na vida de outras pessoas. Em muitos casos, o que comemos, bebemos, vestimos e até mesmo nossas férias custam a vida, a inocência, a liberdade e a dignidade de milhares de pessoas.
Por exemplo, eu amo o chocolate Hershey’s. Na verdade é meu chocolate favorito. Mas desde que ouvi que essa empresa não está nem aí para a escravidão de crianças nas plantações de cacau na África, decidi parar de comer esse chocolate. Muitas pessoas irão me criticar e dizer que é extremismo e que na verdade minha atitude não fará muita diferença. Mas, imagine se todos decidissem “boicotar” essa empresa até que eles tivessem uma etiqueta de Fair trade (comércio justo)? Eles teriam que fazer algo para poder voltar a vender, não é mesmo? Não posso esperar que haja um mover sobrenatural e um grupo de pessoas comece a fazer isso, para que eu tome uma atitude. A mudança começa em mim, mesmo que seja um pequeno ato e quase não faça a diferença, mas mais cedo ou mais tarde precisamos começar a fazer algo. Eu queria muito um kindle de presente de aniversário, pois cada vez que viajamos temos que carregar quilos e mais quilos de livros e um e-reader resolveria meu problema. Mas da mesma forma que agi com o chocolate, fiz com o kindle. Não quero ter algo que tenha sangue, suor e lágrimas de escravos. Precisamos voltar a ter princípios e lutar por eles, sem se importar com pessoas que não entendem o que fazemos. É por isso que não assistirei a nenhum jogo da copa do mundo que será realizada no Brasil. Não concordo com o dinheiro que está sendo gasto nesse evento, não concordo com a maneira que está sendo organizado e não concordo com a propaganda que fazem do Brasil usando a imagem de mulher pelada e fácil para atrair turistas. Não que eu não seja patriota, mas por amar muito meu país e meus compatriotas é que boicotarei a copa também.
Grandes mudanças começam com pequenos atos e estou mais do que convencida de que a forma que eu vivo, tem impacto na vida de várias pessoas. Quem alimenta a escravidão, o tráfico de pessoas e a exploração sexual de crianças? Nosso desejo de ter, nosso desejo por conforto, nosso desejo de usar coisas caras e de marca, nosso apoio a programas de TV de baixo nível, nosso gosto por músicas que fazem apologia ao sexo sem princípios e muitas outras escolhas que fazemos.
Talvez eu e você não podemos sair por aí resolvendo crimes ,como vemos nos seriados e filmes policiais, mas podemos optar por uma vida mais simples. Podemos começar a nos preocupar com as coisas que compramos, com os programas que assistimos, pensar melhor em qual candidato colocaremos no poder e assim por diante. Sendo melhores cidadãos, ajudaremos a combater o tráfico de pessoas. Lutando por aquilo que acreditamos e muitas vezes abrindo mão de coisas que apreciamos, certamente faremos a diferença.
Muitas pessoas dizem, romanticamente, que querem fazer a diferença nesse mundo, mas não estão dispostas a abrir mão de certas coisas. Posso te dizer com toda a segurança: dessa forma, você não chegará a lugar algum!
Eu não posso mudar o mundo todo sozinha, mas posso mudar a forma que eu vivo, e, assim seguirei combatendo o tráfico humano e a escravidão moderna.

0 reações: