segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Sobre escravos, tráfico e nossa semana

Como eu contei no último post, estamos participando da comemoração dos 25 anos da JOCUM em Belo Horizonte, e para celebrar essa data, a base organizou uma conferência sobre como erradicar o tráfico humano e a escravidão. Também comentei no último post como esse assunto é novo para a mioria das pessoas. Realmente, durante a conferência em Belo Horizonte, Deus trouxe à luz várias coisas e pude ver uma mobilização acontecendo. Pessoas deixando de usar objetos, comer alimentos e reavaliando sua forma de viver, para começar a fazer a diferença nessa área. Afinal de contas, não queremos ser cooperadores com essa indústria que destrói a vida de tantas pessoas.
Apenas uma coisa me deixou um pouco triste, que foi constatar que ainda muitos cristãos nem querem saber o que anda acontecendo. Fizemos uma propaganda imensa, a conferência era de graça, o único empenho que precisava ser feito era chegar no local das palestras e mesmo assim poucas pessoas participaram. Não que eu queira que sejamos glorificados por que meio mundo participa nas coisas que organizamos, mas por que realmente quero ver cristãos se engajando em causas assim. Que Deus estamos mostrando com as coisas que escolhemos fazer? Depois de cinco anos em missões, pude constatar algo: aqueles que se importam são a exceção e não a regra!
Anyway... agora estamos em Contagem para o seminário "Pare o tráfico Humano" onde teremos três oficinas ministradas pela equipe da organização "Not For Sale":
Investigação/ Mapeamento Estratégico - Como rastrear empresas e saber se eles usam trabalho escravo, tipos de escravidão, tipos de tráfico, protocolo das Nações Unidas, leis brasileiras sobre tráfico humano e como usá-las e muito mais.
Mobilização de comunidades de fé - como mobilizar cristãos e igrejas para se envolverem no combate ao tráfico humanos e auxílio às vítimas.
Aconselhamento pós traumático - como trabalhar com vítimas do tráfico humano e reintegrá-las à sociedade, serviços prestados às vítimas após o trauma e cura emocional.
Prentendo matê-los informados (se a internet cooperar) de tudo o que está acontecendo por aqui e o que Deus fará na vida dessas 200 pessoas que decidiram descruzar os braços e se tornarem os abolicionistas do século XXI.
Conto com a oração de vocês para esse momento tão importante!
Abraços e boa semana!

0 reações: