quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Anne Frank e as Meninas do Cafezal

Por alguns dias estava com muita expectativa de ensinar às meninas do meu grupo sobre a Anne Frank, Hittler, Nazismo e II Guerra Mundial. Mas nessa manhã, quando estava revisando a minha aula comecei a ficar um pouco apreensiva. Como explicar o nazismo para crianças? Meu marido sempre fala que na Holanda esse assunto é levado muito a sério e que as crianças aprendem sobre a II Guerra mundial bem cedo. Mas aqui no Brasil... bem, nunca aprendemos muito bem sobre guerras. O que pode ser bom e ruim ao mesmo tempo.
Mas hoje quando comecei a contar a história da Anne Frank aconteceu o que eu esperava mas não imaginava: as meninas prestaram muita atenção e quase não me deixavam falar de tantas perguntas que faziam! Elas tinham pressa em saber tudo! "O que aconteceu com a família da Anne Frank? Quem os entregou? Por que ela teve que ir para um campo de concentração? O que é um campo de concentração? O que é um judeu?" E milhares de outras perguntas. É claro que alguns termos tive que explicar várias vezes e também relembrá-las que a guerra acabou há 66 anos. Quando eu disse que havia visitado o campo de concentração em Auschwitz elas falaram: "Credo fessorra, o que você foi fazer lá? Como você entrou??" Elas demoraram um pouquinho para entender que essa história não era tão recente assim (ou que eu não era tão velha!).
Foi muito legal ver o quanto a história da Anne Frank mexeu com elas. No final, mostrei dois vídeos com fotos e trechos do diário de Anne Frank e algumas das meninas estavam quase chorando. Depois que eu acabei de contar a história uma delas perguntou: "Essa história é de verdade mesmo?" Então a Becky, que trabalha comigo no grupo, disse: "Sim, aconteceu mesmo!" A menina respondeu: "Nossa, que história esquisita!"

Essa foto foi tirada quando visitei o campo de concentração Auschwitz.
Na foto ao meu lado, Anne Frank e suas amigas
Para encerrar encorajei-as a escrever um diário, escrever textos, contos e enfatizei o quanto a escrita é importante. Por causa da escrita, Anne Frank ficou muito famosa, mesmo depois de morta e por causa do diário dela, pudemos saber mais sobre o que aconteceu durante a II Guerra Mundial. Algumas meninas me perguntaram: "como era um diário?" Disse que poderia ser qualquer caderno. Era só começar a escrever. Outras me pediram o diário de Anne Frank emprestado, pois ficaram super curiosas para ler. Felizmente nós temos um livro para crianças sobre a Anne Frank. Ainda quero continuar dando algumas aulas sobre escrita, português e redação. Quero muito incentivar a criatividade delas com a escrita e mostrar que elas podem criar, escrevendo. Também quero continuar ensinando história, o que acredito ser muito bom para dar novas perspectivas para a criança. Bem, para começar já tive uma ótima experiência. Agora é só prosseguir ensinando. Deus me ajude!
Para saber sobre nossa visita em Auschwitz e ver mais fotos, clique aqui: Texto 1 - Fotos - Texto 2

0 reações: