segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mulheres Sofrem Mais Que Homens


Demorei um pouco para poder escrever sobre isso. Não posso dizer que já digeri tudo o que ouvi, mas fui capaz de colocar alguns pensamentos no lugar. Cinco anos de comunidade e ainda me surpreendo com certas coisas que ouço.
Comecei a semana falando sobre relacionamentos. Sabe como é, definição de namoro, noivado e casamento, o que é "ficar" e por que não concordo com isso, mostrei meu albúm de casamento e outro que eu mesma fiz com fotos desde quando conheci o Tijs até a nossa lua de mel, falei versículos bíblicos e etc. Foi um bom estudo bíblico, penso eu. Quando se fala desse assunto, pode ter certeza que não faltarão perguntas e olhos e ouvidos bem atentos a tudo o que você faz e diz.
Durante o grupo, tive problemas com uma menininha que me chamou de folgada simplesmente porque disse que ela mesma deveria carregar seus patins de volta à despensa. Ela gritou aos quatro ventos: "Essa fessora FOLGADA, FOLGADA, FOLGADA!! E por mais que eu pedisse para ela parar, minha voz parecia não surtir efeito algum. Então tivemos que segurá-la alguns minutos a mais depois que as outras meninas foram embora para conversar sobre o comportamento dela. No começo ela estava relutante em se desculpar. Disse que gente ruim (eu) era nada para ela e que considerava menos que cachorro. Depois de muita conversa, ela decidiu se desculpar. Não lembro exatamente como entramos na conversa, mas ela começou a contar sobre a vida dela em casa. Não quero falar tudo o que ela nos contou, mesmo por que, quero preservá-la. Mas acredite-me, essa menina já aguentou muito mais do que muito adulto nesse mundo. Em certo momento ela falou: "Ô fessora, um dia eu estava conversando com minha mãe, um dia que ela não bebeu, que seria muito legal se o mundo fosse assim: Quando as mulheres fossem sofrer, virassem homem e nos momentos bons, virassem mulher de novo!". Eu achei muito estranho e perguntei "Você acha que mulher sofre?" ela respondeu "sim!". Perguntei de novo "E você acha que homem não sofre?" ao que ela respondeu "claro que não"!
Por um momento me senti ridícula por todas as coisas que eu falei sobre relacionamentos e sobre um bom casamento quando na verdade as expectativas dessa criança de apenas 9 anos de idade, já estão mortas e é feito um esforço diário para mantê-las mortas. É claro que depois recuperei o bom senso e pensei "Não importam as circunstâncias que essas meninas vivem, preciso falar a Verdade de Deus". Devo, sim, continuar falando sobre bons relacionamentos, homens que servem as mulheres e não as fazem sofrer, que não as enchem de filhos e depois as abandonam como se fossem um sapato velho. Mas, a pergunta que não quer calar: Como falar de esperança para crianças que já têm suas esperanças mortas? Que dia após dia observam e vivenciam experiências de dor, abandono, violência, sofrimento e abuso? Crianças que vivem em um ambiente onde mulheres sofrem, sim, e tem que sofrer calada, por que a vida é do jeito que é?
Meu coração dói ao imaginar quanta coisa ela já viu, para ter uma mentalidade dessas. No outro dia de grupo, acabamos entrando no assunto de nascimento de bebês e alguém comentou que as mulheres sofrem para dar à luz. Na mesma hora ela apontou o dedo para mim e disse: "Depois a Kelly vem me falar que mulher não sofre!" E parece que a maioria das meninas tem a mesma opinião. Uma delas falou: "Não acho que sofre mais, mas que trabalha muito mais que os homens, isso com certeza!"
Só Deus mesmo para nos ajudar a tocar a vida dessas crianças já tão machucadas e calejadas. Só Deus mesmo para dar vida e futuro para elas. Só Nele, nosso Refúgio e Fortaleza, podemos encontrar o que nós e essas menininhas precisamos: Esperança!

0 reações: