quarta-feira, 13 de abril de 2011

A irmã da senadora vendendo melancia de porta em porta???

Hoje de manhã quando estava olhando as notícias na internet e as minhas redes sociais, achei esse vídeo (que está logo abaixo do texto). Assisti e confesso que fiquei um pouco triste. Eu não me abalo mais com as notícias do cenário político brasileiro, mas fico triste. Esse vídeo fala da "Opacidade" do senado. Eles, que prometeram ser transparentes, agora tentam dificultar a imprensa de questioná-los. Por outro lado, estou lendo um livro sobre a história da ex candidata a presidência, Marina Silva. Estou maravilhada com a história de vida dessa mulher. Cada dia admiro mais a sua simplicidade, sua coragem e sua inteligência. Marina veio de uma realidade bem difícil, dos seringais no Norte do Brasil. Sua família ainda vive uma vida bem simples. Inclusive sua irmã vende vegetais e frutas nas ruas de Rio Branco. Aqui uma parte que extraí do livro, falando sobre Deuzimar, irmã de Marina:
"Deuzimar vende melancias, bananas e pimenta pelas ruas de Rio Branco. Ao lado do marido, de dentro de uma caminhonete trabalha duro...Muita gente argumenta com ela: Mas você não é irmã da senadora? - Sim, sou - responde ela.  - Mas vendendo melancia? - E qual é o problema? - retruca.  "Não é um trabalho honesto? Não é melhor vender melancias do que roubar?Num tô fazendo nada demais. Os outros vêm querendo desfazer da gente... Cada pessoa deve cumprir sua missão, a dela (Marina) é a dela, a minha é a minha."  É engraçado, por que parece que já nos acostumamos à desonestidade. Parece estranho que a irmã de uma senadora (na época em que a irmã de Marina foi entrevistada, Marina ainda era senadora) venda melancias de porta em porta. Na verdade não é engraçado, não. É triste que somos acostumados a desonestidade e a honestidade nos surpreende. Os valores estão invertidos.
Ler esse livro "Marina: a vida por uma causa" tem me enchido de esperança. Esperança por que ainda existem pessoas honestas na política. Pessoas que não esquecem de onde vieram e sentem o desejo de melhorar o país em que vivem. Sei que ela, Marina, não é perfeita. Mas sua conduta, chega bem perto do que imagino que seja um político "ideal".
Eu tenho esperança de que meu país ainda chega "lá". Por isso não desisto e trabalho todos os dias fazendo a minha parte para a melhoria do Brasil. Faça você também a sua parte e não desista do nosso país!!


1 reações:

Raelisson Walter disse...

Tambem admiro muito essa pequena grande mulher.