terça-feira, 2 de novembro de 2010

Auschwitz, uma reflexão

Visitar um campo de concentração é uma experiência única. Mistura de sentimentos, horror, auto análise, pena, raiva, mágoa, sentimento de justiça própria... uma loucura. Você pensa em como é possível alguém chegar a esse ponto de loucura ou maldade, e como foi possível Hittler conseguir tantos seguidores?
Por que de repente alguém pensa que é superior ao outro e decide que deve exterminar a "raça inferior"?
Tenho que elogiar a criatividade dos nazistas. Eles desenvolveram várias formas de matar. Tinha sala de morrer sufocado, sala de morrer de fome, instrumentos de tortura, câmaras de gás, cerca de elétrica de arame farpado (quem consegue escapar disso?)... Enfim a lista de formas macabras de matar é imensa!
A maldade é tão grande que você não consegue imaginar de onde vem tudo isso. Bem... Será que não conseguimos?
Já ouvi pessoas dizerem: ufa, ainda bem que moramos num país pacífico, que não tem guerra, onde diferentes povos podem viver em harmonia, somos um povo festeiro, alegre... Eu me pergunto: Será?
O pensamento que deu início a todo o teatro de horrores hittleriano é bem simples e reside em mim e em você: Eu sou melhor do que  meu próximo!
Na verdade esse pensamento foi o início de toda grande tragédia da história, o genocídio em Ruanda, a escravidão, o apartheid, as grandes guerras. E agora me deparo com uma situação dentro do Brasil, sulistas apedrejando nordestinos e nordestinos apedrejando sulistas. Todos baseados no pensamento de que eu sou melhor do que o outro.
Eu moro e trabalho numa favela e o pensamento que eu mais vejo é esse, pessoas "do asfalto"se achando melhores do que "os favelados". Eu achava que isso não acontecia, mas certo dia alguém resolveu levar algumas crianças da comunidade no cinema no shopping. E você pode até ficar surpreso, mas algumas das crianças achavam que eles não poderiam entrar no shopping!!! Pensavam que era proibido. Eu conheço uma mulher que mora na comunidade que foi barrada na porta do shopping por ser NEGRA e FAVELADA!!!!
Você pensa que hittler e seus pensamentos malucos estão longe de nós? Pois eu não!
O mal reside em nós.
Mas o que fazer então?
Certo tempo atrás eu ouvi uma história que vem bem a calhar neste post.
Um velho avô disse a seu neto, quando este veio até ele, com raiva de um amigo que lhe havia feito uma injustiça, “Deixe-me contar uma história.

Eu mesmo, algumas vezes, já senti grande ódio por aqueles que não tem qualquer arrependimento do que fazem.

Mas o ódio te corrói, e não fere seu inimigo. É como tomar veneno, e desejar que seu inimigo morra. Lutei com esses sentimentos muitas vezes.” Ele continuou: “É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não faz mal. Ele vive em harmonia com todos ao seu redor, e não se ofende quando não teve intenção de ofender. Ele só luta quando tiver que lutar, e do jeito certo.

Mas o outro lobo, ah! Ele está cheio de raiva. O insignificante vai colocá-lo em estado de raiva. Ele luta contra todos, o tempo todo, sem nenhuma razão. Ele não consegue pensar porque sua raiva e seu ódio são muito grandes. É uma raiva inútil, por causa dessa raiva nada irá mudar.

Às vezes, é difícil viver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito”.

O garoto olhou bem dentro dos olhos de seu avô e perguntou: “Qual deles vence, vovô?”

O avô sorriu e respondeu baixinho: “Aquele que eu alimento”.


Como acabar com esse pensamento de que eu sou melhor que meu próximo? Como derrubar esse lobo da maldade? A resposta está nas palavras já ditas há muito tempo atrás pelo homem mais sábio que esse mundo já teve:
" Ame teu próximo como a ti mesmo."
                                     Jesus Cristo 

1 reações:

Cristiane Celeste disse...

Seu texto é maravilhoso... Cury afirma "O sonho da igualdade só nasce no respeito a diferenças".
Parabéns!! E q esse texto seja um canal para reflexões e grandes mudanças.