quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Conhecendo um pouco da história dos Maoris
















Visitamos também um parque chamado Te Puia que mostra um pouco da história do primeiro povo que habitou a Nova Zelândia, os Maoris, e ensina a sua cultura.
Conta a história que o povo do Taiti pegou os piores lutadores, os briguentos e esquentados, colocou num barco e mandou para a Nova Zelândia. Isso foi há mais ou menos 700 anos e não havia ninguém morando aqui ainda.
Dizem que eles formaram tribos e lutaram uns contra os outros, pois era um povo guerreiro. A Nova Zelândia foi governada por portugueses, holandeses, ingleses... Até conseguir sua liberdade. Aos poucos a cultura Maori foi quase desaparecendo, mas hoje há um grande incentivo para que se aprenda a sua cultura, língua, costumes e etc.
Depois de conhecer esse parque, aprendi a apreciar essa cultura que é tão bonita e rica. E acredito que temos muito o que aprender com os neo zelandeses nesse sentido, pois eles estão reafirmando essa cultura e a valorizam como sua raiz, enquanto que nós brasileiros tratamos os índios como nossos bichinhos de estimação e não damos o menor valor e respeito pelos primeiro moradores do Brasil.
O parque ainda conta com águas aquecidas por causa dos vulcões. Nas fotos você pode ver o vapor que sai da água e da própria terra. Os Maoris costumavam colocar a comida em um cesto e descer até essas águas e cozinhar a comida ali de tão quente que são essas águas.
Confesso que fiquei encantada com o que vi!

0 reações: