segunda-feira, 12 de março de 2012

Tijs no Seminário Presbiteriano

Há 3 semanas o Tijs tem vivido uma rotina super intensa! No ano passado ele fez vestibular no seminário presbiteriano e passou (muito bem por sinal, segundo lugar em BH e quinto no Brasil!!). No final de fevereiro as aulas começaram com um fim de semana de acampamento pré-acadêmico, onde ele pode conhecer seus colegas e alguns professores.
Todos os dias ele acorda às 4:00 da manhã, faz café, estuda e lê um pouco e sai de casa às 6:00 horas. O seminário é longe da nossa casa, então ele precisa pegar o metrô, que é um pouco longe da nossa casa também. Ele anda aproximadamente 20 minutos para descer o morro e chegar até a estação, depois mais uns 15 minutos de metrô e mais uns 10 minutos caminhando até chegar no seminário. A aula começa às 7:00 da manhã e vai até 12:20 horas. A cada 15 dias ele tem reunião na segunda feira e toda semana às terças feira, então nesses dias ele sai de casa às 6:00 da manhã e só volta às 17:00 ou 18:00 horas!

Em dias normais, quando ele vem para casa, chega às 13:30, todo suado e muito cansado, pois agora é verão em BH e MUITO calor. Subir o morro debaixo do sol não é nada fácil... Então ele almoça, tira uma meia hora para descansar e já começa a trabalhar.
A rotina é pesada e ele já perdeu uns 3 ou 4 quilos desde o começo das aulas. E também adquiriu um "bronzeado" interessante (rsrs). Mas de abril a junho será ainda mais pesado para ele. Nessa época nós teremos a FDC (Escola de Fundamentos em Desenvolvimento Comunitário) e ele é dá aula por três semanas, além de ser o diretor da escola e nosso principal tradutor (as aulas são bilíngues - português e inglês). Também tem o acompanhamento dos alunos homens e o registro da escola junto a JOCUM. Durante esse tempo ele continuará exercendo suas responsabilidades junto ao concílio da base. Isso quer dizer que haverá dias em que ele trabalhará os três períodos do dia! Contamos com a sua oração para que Deus dê sabedoria e força para o Tijs durante esse tempo.
O seminário presbiteriano é particular. No começo estávamos preocupados com a mensalidade. Seria um gasto bem alto para nós e sabíamos que precisávamos de um milagre - e Deus fez. Deus levantou pessoas muito queridas tanto aqui no Brasil, como na Holanda para serem mantenedores dos estudos do Tijs. Seremos eternamente gratos à essas pessoas que nos adotaram com tanto carinho, fazendo possível o sonho do Tijs de estudar teologia. Obrigada por investirem na nossa vida! Obrigada por realizarem nossos sonhos!

Embora o seminário seja para preparar pastores também, o Tijs não tem essa ambição. Pelo menos por enquanto ele não tem vontade de ser pastor. No seminário presbiteriano, a pessoa pode fazer um ano extra e convalidar junto ao MEC e é isso que ele quer fazer. Ele já tem muitos sonhos para depois do seminário, mas primeiro tem esses quatro anos pela frente!
Estamos muito felizes por essa nova etapa na nossa vida. O Tijs ama estudar e sempre estuda por prazer. E agora ele pode realizar seu sonho, estudando sua paixão - teologia. Só temos que agradecer a Deus por ter preparado isso para nós. Somos gratos ao Senhor e às pessoas que estão nos ajudando a concretizar esse sonho! 
Tudo é Graça!

2 reações:

Elianderson e Kate disse...

Estamos felizes por você, Tijs! Um tanto orgulhosos também. Que Deus te fortaleça nesse novo tempo.

kelly van den Brink disse...

Obrigado!
Deus abençoe a famíla de vocês!