terça-feira, 20 de março de 2012

Eu Tenho Esperança

Certa manhã estava ouvindo uma conversa aqui no trabalho sobre a disputa de poder de pastores de duas grandes igrejas no Brasil. Corrupção em cima de corrupção. Tudo gira ao redor do dinheiro, do poder e da prosperidade. Existem algumas igrejas nem dá para chamar de evangélicas, pois pregam qualquer coisa, menos o evangelho. 
Especialmente no contexto missionário, em que vivo, sempre vejo igrejas abandonando missionários, deixando-os na miséira sem dinheiro nem para comprar um sabonete, pastores exigindo que o missionário pague em serviço para a igreja o dinheiro que investiu no missionário durante algum tempo e por aí vai...

Às vezes dá até para perder a esperança. Parece que nunca vai ter jeito e que uma mudança é algo quase impossível.

Faz algum tempo decidi parar de ler notícias sobre o "mundo gospel" por que estava me fazendo muito mal, me deixando sem esperança e amargurada.
Mas descobri que é possível ter esperança, sim. Pouco tempo atrás decidi estudar o Antigo Testamento. Sabe aquela mania que temos de sempre ler somente o Novo Testamento? Pois é, estava meio "viciada". Aí pensei em ler o Antigo Testamento todo começando pelo livro de Juízes.



Quando comecei a ler, percebi que em vários momentos da história o povo se corrompeu e se corrompeu MUITO. Fez tudo errado e se desviou dos caminhos de Deus. Confundiram as religiões e colocaram outros deuses no lugar do Único Deus que deveriam seguir. A cada vez que o povo se desviava, Deus levantava um profeta ou juíz para lembrar o povo do caminho que deveriam andar. Alguns não cumpriram tão bem esse papel, outros são lembrados na galeria dos heróis da fé. 
Algumas vezes até fico irritada e penso: "Será que esse povo nunca aprende? Toda vez é o memso erro???" Mas aí lembro que não difere muito da nossa realidade de hoje.

 O que me traz esperança é saber que Deus sempre age com graça para com seu povo. Não por que merecemos alguma coisa, ou por nossos atos, mas por que Deus é graça e tudo o que Ele faz é por amor ao Seu nome. Mas não confunda com esse deusinho feito de água com açúcar que está na moda hoje. Deus é justo juíz, fogo consumidor e pecado tem consequência. Mas há perdão. Há graça. Há esperança.
Creio que Deus continuará separando pessoas para despertar o seu povo, fazendo-o voltar para os caminhos do Senhor. Já aconteceu antes com os reformadores e tantos outros que trouxeram as pessoas de volta ao Caminho.

Tenho esperança, por que Deus é muito maior do que esse sistema corrupto em que vivemos hoje. Ele é maior do que qualquer líder corrupto, do que qualquer pecado. E como a história bíblica tem me ensinado, por mais que a corrupção seja grande, a graça de Deus é maior ainda!
Se você se encontra amargurado e triste com a situação da igreja atual, tenha esperança! Anime-se! Ame a Igreja, afinal de contas é a noiva de Cristo. Não concorde com o pecado, mas não odeie a Igreja. Repito, tenha esperança, pois Deus é maior que tudo e Ele nunca perde o controle da história. Guarde seu coração e confie Nele!

0 reações: