segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Exclusão. Ainda existe?

Quando estava na Holanda no ano passado ouvi muitas pessoas falando sobre o desenvolvimento do Brasil e como o país havia melhorado nos últimos anos. A única reportagem que eu vi no notíciário na tv falava sobre o ex presiedente Lula e em como ele trouxe melhorias para o Brasil. Não nego que o nosso país teve melhoras nos últimos anos. Os avanços são visíveis! Algo que eu nunca mais havia ouvido na mídia, era sobre exclusão. Parace que essa palavra desapareceu. Quase se chega a acreditar que isso não exista mais. E pode ser até que seja uma "quase verdade" para cidades grandes como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, mas não é bem assim no interior do Brasil.
Hoje na hora do almoço estava conversando com um pastor que acaba de voltar de uma cidade no sul do Pará. Ele estava falando sobre missão integral em uma pequena igreja do interior. Ele nos disse que nunca viu uma cidade com tamanha exclusão social e desequilíbrio econômico. Quem é rico é  muito rico e quem é pobre é muito pobre. A lei do coronelismo é o que fala mais alto e a "pistolagem" é coisa comum.
Algo que me impressionou é que esse pastor estava contando que, junto com alguns membros da igreja, foi fazer limpeza em uma rua e ele disse: "até o lixo era pobre!". Tamanha era a pobreza daquele lugar. E a exclusão era tanta que foi a primeira vez que ele viu os próprios membros da igreja não se voluntariarem para ajudar. É minha gente, aqui mesmo no nosso país. No nosso tão super desenvolvido país.
A necessidade é gigante! E mesmo que a mídia pare de falar em exclusão, ela existe sim! Mesmo que a mídia só nos dê boas estatísticas, existem as péssimas. E mesmo que até a igreja queira ignorar os pobres, eles existem, sim!
Lendo o livro de provérbios eu fiquei impressionada com a quantidade de versículos que falam sobre o pobre e nosso dever de ajudá-los. Mas tem um que eu gosto muito, que não fala exatamente sobre ajuda, mas sobre igualdade:

"O rico e o pobre têm isto em comum: O Senhor é o Criador de ambos". Provérbios 22:2

Vamos nos lembrar sempre dos pobres, mesmo que eles não estejam todos os dias nos noticiários. Vamos nos preocupar com o nosso país, mesmo que os números que nos dão sejam ótimos. Vamos lutar pelo Reino de Deus aqui na terra, todos os dias da nossa vida!

2 reações:

Glauber Ataide disse...

Olá Tijs e Kelly,

Estava dando uma lida no blog, e acho muito importante o trabalho de vcs, e toda a sincera preocupação com a vida dessas pessoas com quem vcs trabalham.

É uma preocupação que também sempre tive, apesar de hoje estar lutando para melhorar a vida das pessoas em um outro fronte desta mesma guerra.

Abraços,

Tijs e Kelly van den Brink disse...

Obrigada Glauber pelo seu comentário! E vamos continuar lutando por uma vida melhor para nosso próximo!
Abraços