quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dona Sebastiana, Dona Maria, Dona Conceição

Sabe aqueles dias que você acha que vai ajudar alguém, fazer alguma coisa pelo próximo, mudar o mundo com sua bondade e etc... Pois é hoje foi um desses dias. Mas a lição de hoje é que fui muito mais ajudada do que ajudei.
Como eu já escrevi aqui, as visitas que faço na comunidade sempre são um aprendizado. Hoje fomos visitar 3 mulheres: Sebastiana, Maria e Conceição. Três mulheres com vidas bem diferentes umas das outras, mas cada uma me ensinou uma coisa valiosa hoje.
A primeira visita: Dona Sebastiana.
Dona Sebastiana está no final dos seus sessenta anos, começando seus setenta. Ela tem um câncer no rosto e os médicos dizem que ela está em fase terminal. Chegamos na casa dela e a encontramos deitada na cama. Uma gaze cobria o parte do seu rosto afetada pelo cancer, na camiseta dela podíamos ver uma grande mancha de sangue. Pudemos sentir o mau cheiro assim que chegamos no quarto. Começamos a conversar com ela e para minha surpresa, aquela mulher tão frágil na cama, mostrou ter a maior fé que já vi. Ela não perde a esperança, faz planos para o futuro e fala em Deus o tempo todo. Ela acredita que receberá um milagre. Alguém perguntou a ela "o que te dá a esperança de que Deus vai te curar?" Ela respondeu: "por que eu tenho fé em Deus e acredito na sua palavra e lá está escrito que tudo o que a gente pedir com fé, a gente vai receber. Eu tenho fé em Deus". Confesso que foi algo muito poderoso vindo de uma senhora tão pequena e fragilizada pela doença. Na hora em que fomos orar por ela Deus me confrontou com a seguinte pergunta: "Por que você tem medo de orar por um milagre?" Nessa hora eu vi que minha fé era pequena demais. Ao olhar para aquela mulher, com seus olhos fortemente fechados ouvindo a oração que fazíamos, algo se ascendeu dentro de mim. Minha fé. Nessa hora eu puder ver como Deus é grande e infinito, soberano. Ele faz milagres sim! Então comecei a orar por cura na vida daquela mulher. Com toda a fé possível. Todos naquele quarto sentiram uma alegria imensa. Enquanto orávamos o quarto se encheu de esperança, alegria, fé, e certeza de que Deus estava ali conosco.
Segunda visita, Dona Maria.
Dona Maria tem 80 anos e mora com dois netos e uma bisneta. Sua pequena casinha, com o telhado cheio de buracos, é repleta de amor. Eu era capaz de ver o amor daquela mulher através dos seus olhos cansados pela idade. Ela falava com uma grande alegria a respeito da sua fé em Jesus. Nada a faz desistir do seu amor por Deus. Sempre amável, a cada três palavras, ela dizia algo assim: Deus é maravilhoso! Deus é muito bom, em todo tempo!
Dona Maria, apesar de ter 80 anos, ainda cuida de 4 crianças durante o dia para ajudar nos custos da casa. Ajuda a sua família e cria seus netos.
A casa em que eles vivem é minúscula. Ela disse que quando chove, entra água por toda a casa. Eu me perguntava: "Como alguém assim não perde a esperança? " A resposta é: por causa do seu amor por Jesus.
O testemunho de vida da Dona MAria é encorajador. Quando ela deveria estar aproveitando e descansando, ainda trabalha pelo sustento dos seus netos. Amor incondicional. Lindo!
Terceira visita, Dona Conceição.
Dona Conceição tem um sorriso lindo que ilumina o seu rosto. Ainda se recupera de uma pneumonia. Seu corpo ainda é fraco pelos anos de uso de drogas e álcool. A única coisa que ela falava era sobre seu filho que está na cadeia. Já faz algum tempo que ele deveria ter saído da prisão, mas precisa de um bom advogado que tire ele de lá. Ele já cumpriu a pena e continua preso. Quando fomos orar, ela pegou de cima de um armário uma carta dele que chegou hoje. Ela disse que leria depois que fôssemos embora. Na hora da oração ela segurou aquela carta contra o peito com todas as forças, olhos bem fechados, fazendo força para crer num milagre, num recomeço para seu filho.
Depois de todas essas aventuras, voltamos para casa. Mas diferentemente das outras vezes em que eu voltava das visitas me sentindo mal, cansada, deprimida, dessa vez cheguei em casa cheia de esperança, de fé, de alegria. Deus usou essas três mulheres tão simples para me ensinar muitas lições importantes. A mais importante delas foi ter fé nos momentos difíceis. Como essas mulheres tiraram força para suportar tanto sofrimento? A resposta é : A alegria do Senhor é a nossa força!
Eu, que quando saí de casa achava que iria ajudar alguém, acabei sendo ajudada. Deus usa o simples para nos ensinar e devemos prestar atenção às pequenas coisas. Só posso agradecer por ter a chance de conhecer pessoas tão maravilhosas, que o mundo jamais vai conhecer. Herois anônimos que lutam dia a dia para sobreviver. A esses minha admiração. A Deus minha gratidão.

0 reações: