sábado, 8 de janeiro de 2011

Tropa de Elite, osso duro de roer e difícil de engolir

De onde vem o tiro? Essa é a música que encerra o drama, (sim, drama) chamado "Tropa de Elite 2". O nó na minha garganta se fecha cada vez que eu lembro do filme e a verdade contida nele.
Pode ser que esse post será bem emocional e movido pelo choque que ainda estou sofrendo, ou será um desabafo. Ainda não sei. O que sei é que preciso aliviar esse peso do meu peito gritando nessas linhas o que não posso gritar lá fora.
Quem é o bandido? Quem é o mocinho? De quem é a culpa? Qual é a solução? O que faremos?
Eu assiti o filme todo com um nó na minha garganta e não consegui segurar o choro durante uma cena em que vemos Brasília, o planalto central, e o personagem principal pergunta: Quem você acha que financia o crime?
Assim como o personagem principal, sinto como se estivéssemos sendo enganados dia após dia com as notícias nos jornais, na TV e na internet. Será que fomos enganados com a "limpa"no complexo do alemão no Rio de Janeiro? Será que fomos enganados com números, bolsas esmola e todo tipo de agradinho para os pobres? Será que somos apenas brinquedinhos na mão de quem quer se dar bem, não importa como?
Eu moro e trabalho numa favela. Vejo e ouço coisas que nunca vou poder escrever nesse blog. Eu ando na realidade, cheiro a realidade e vejo a realidade. Dura, fria, feia, fétida, mortal. Quando essa realidade vai mudar? Como mudar essa realidade?
De um lado vemos aproveitadores querendo se dar bem sem nem lembrar dos pobres e necessitados e de um país que sofre há 500 anos passando da mão de um tirano para outro; do outro lado vemos pessoas humildes que nunca puderam ser educados adequadamente e não entendem nada do que se passa ao redor deles e só vivem aquilo que as novelas da globo contam para eles; Ainda de um outro lado vemos aqueles que sabem o que está acontecendo, mas só querem saber de lutar pelo seu pão de cada dia e o resto que se dane.
Como brasileira me sinto arrasada com o tapa na cara que me deram hoje. Chorei ao assitir "Tropa de Elite 2". Choro pelo país que amo e trabalho. Choro por aqueles que sofrem. Choro pelas mentiras contadas a nós.
Mas não tem nada não. Daqui a pouco é carnaval e tudo será jogado no mar do esquecimento. Vamos sobrevivendo com bolsas esmola, carnaval e futebol. E a política do pão e circo vai contentando a todos. Me pergunto até quando...

0 reações: