quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ser mãe ou ser adolescente?

Hoje ao invés de trabalhar com a organização da FDC, Tijs e eu passamos o dia ajudando a equipe da ETED da Inglaterra que está aqui. A programação de hoje seria receber meninos e meninas de 14 a 20 anos. Os meninos iriam jogar futebol e as meninas aprenderiam uma dança. Eu fiquei no gurpo das meninas e o Tijs no grupo dos meninos.
Particularmente uma menina me chamou muito a atenção. Vamos chamá-la de Maria*(nome fictício*).
Maria é uma menina de 15 anos, cheia de vida com olhos negros arredondados, um sorriso lindo com um toque meio infantil. Tudo nela clama por atenção. Ela tenta de tudo para chamar a atenção! Enquanto tentava aprender a coreografia fazia brincadeiras típicas da sua adolescência. Nada de errado nisso, não é? Uma adolescente sendo adolescente. Isso paraceria muito normal se não fosse pelo fato de que enquanto eu estava assistindo as brincadeiras infantis de Maria, eu segurava em meus braços seu pequeno bebê. Isso mesmo. Maria com apenas 15 anos já é mãe de uma menininha de 8 meses. Uma linda menina com cabelos negros cacheados enfeitados com presilhas coloridas, e com lindos olhos arredondados como os da sua mãe.
Maria engravidou quando tinha apenas 13 anos de didade. Ela não vive com o pai da criança (que hoje tem 21 anos) e quem ajuda ela a criar o bebê é a sua mãe.




Quando ela chegou na aula de dança simplesmente jogou o bebê no meu colo e não olhou nem uma vez sequer para a linda menininha durante a aula. Eu brinquei com ela, dei a mamadeira, e depois de um tempo a bebezinha se aconchegou no meu colo e dormiu.
Fiquei pensando que isso não deveria acontecer. A mulher deve viver sua infância, adolescência, casar com alguém que ama e que a ame também, ter um casamento feliz, um marido que a valorize todos os dias, ter filhos quando se sentir pronta e madura e criar seus filhos ao lado do homem que a ama. É isso o que Deus quer para todas nós. Mas infelizmente isso foi roubado da Maria. E como será o futuro dessa linda bebezinha? Aqui onde eu moro e trabalho tem duas menininhas lindas, a Sophia e a Emily. Elas são cuidadas e educadas por seus pais. Recebem carinho, afeição, disciplina, cuidado e muito amor dos seus pais e muita atenção e carinho de todos que as cercam. Quando eu vejo isso eu penso que TODAS as crianças merecem ter isso também. Elas merecem uma vida saudável, sendo valorizadas e amadas.
O que faremos para garantir que nossas crianças recebam tudo que merecem? O que faremos para que as Marias não percam sua adolescência tendo que ser adultas?
Quando o ensaio acabou eu coloquei o bebê de novo nos braços da mãe. A bebezinha, ainda meio dormindo, ergueu o bracinho e acenou se despedindo de mim. Levei-as até o portão e me despedi. Meu coração se partiu quando as vi indo embora. E penso que o coração de Deus se parte com isso também, afinal, esse nunca foi o plano Dele para suas filhas.
Com todo meu coração desejo que elas conheçam o pai amoroso que Deus é. Desejo que elas alcancem a plenitude do amor de Deus. E com todo meu coração, desejo ser parte do plano de Deus para mudar essa realidade.

0 reações: