quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Será que Vale a Pena?


A vida missionária é feita só de histórias bonitinhas para colocar no informativo, histórias de superação e de milagres maravilhosos? Não. Sendo bem honesta, tem dias que você pensa: "Será que vale a pena?"
Sim, existem dias de desânimo total, quando nada parece estar dano resultado e você tem a impressão de estar só perdendo tempo, como alguns dias atrás, quando nos deparamos com uma caixa de interruptores arrancada da parede.
Vou explicar. Há alguns dias atrás a Casa Luzeiro foi roubada. Alguém entrou aqui a noite e simplesmente arrancou uma caixa de interruptores onde ligávamos as luzes das duas quadras de futebol que temos aqui no projeto, arrancou fios da parede, um ventilador de teto e várias outras coisas, que segundo viemos a descobrir depois, não valiam nada (para os fins que a pessoa provavelmente queria, que era vender para comprar vocês sabem o que...) e nos causaram um problemão, pois agora não podemos ter atividades a noite nas quadras, nem ter cultos da JOCUM aqui a cada 15 dias; também o sistema de limpeza da piscina estava ligado nesses fios, o que não nos permitiu limpar a piscina por alguns dias e deixou algumas partes da casa sem energia.



Você começa o dia com uma situação dessas e desanima e pensa: "Por quê, Deus? Por quê?" E isso aconteceu exatamente nos dias em que o projeto não tinha dinheiro para comprar comida. Quando digo comida não estou me referindo a carnes variadas, massas e etc, mas estou me referindo a feijão e arroz mesmo! Confesso que até ressentimento aparece. Da vontade de fazer as malas e ir embora, agir exatamente como Jonas (da bíblia). 
Mas estão, você sai na rua e vê a vizinha da reciclagem, trabalhando sem parar, lojinhas novas abrindo todas as semanas, o pastorzinho que abre as portas da igreja a noite para receber seus fiéis, em seus trajes de trabalho, com as mão sujas de cimento e machucadas de carregar tijolos, reparando e arrumando a sua igrejinha e deixando-a mais bonita, um ninho de beija-flor na porta de uma casa, com uma minúscula mamãe beija-flor chocando ovinhos que trarão mais beleza ao mundo. Sim, a graça está lá. Sim, há esperança. Sim, devemos erguer a cabeça e continuar, e lutar e trabalhar e amar e perdoar. Pois é para isso que Deus nos chamou. 




Dias difíceis existem. A vida missionária não é um "mar de rosas", mas a graça jamais deixa de brilhar e se manifestar. As misericórdias se renovam todos os dias quando o sol desponta atrás das montanhas iluminando pequenas casinhas sem reboco. 




Enquanto Deus estiver conosco, há esperança. Sim, Ele está conosco até a consumação dos séculos.


Amazing Grace
 Interpretação: David Nevue

0 reações: