segunda-feira, 27 de julho de 2009

Pátria amada Brasil


Esses dias atrás, enquanto voltávamos do Rio de Janeiro, conheci um rapaz brasileiro que mora há 10 anos nos Estados Unidos. Começamos a conversar e ele perguntou o que eu fazia. Expliquei-lhe que sou missionária e trabalho em uma missão chamada JOCUM e que trabalho em um centro comunitário na favela do cafezal. Então ele me perguntou se nosso objetivo era ajudar as pessoas a terem uma condição melhor de vida para que elas saiam da favela e eu repondi que não. E disse que nosso objetivo era ajudar as pessoas conseguirem uma condição melhor de vida, mas não necessariamente sair da favela. Ele ficou surpreso e até o final da nossa conversa não conseguiu entender o meu ponto de vista.

O problema é que a grande maioria é movida por um preconceito terrível! Morar na favela não é problema algum! Moro há 3 anos aqui e nunca tive nenhuma experiência desagradável. A dignidade das pessoas não está onde elas moram e sim na maneira como se vive a vida.

As pessoas costumam ligar a favela a bandidos, traficos de drogas, morte precoce, prostituição... entre outros. É claro que isso acontece aqui, não posso negar, mas a maioria das pessoas que vivem aqui são trabalhadoras, honestas e lutam por uma vida melhor. E apesar de fazer tudo certinho, ainda tem que enfrentar o preconceito de pessoas que não fazem idéia da realidade de um favela.

Repito: morar na favela não é o problema!

Não é por que uma pessoa mora aqui que é bandido ou traficante.

Vamos parar de generalizar e rotular coisas que não conhecemos, e aprender a ver a beleza que existe em lugares como esse aqui onde moramos. Beleza, sim! Nas crianças correndo na rua, na força de vontade, na luta diária desses heróis desconhecidos, na garra de dia após dia enfrentar obstáculos gigantescos para sobreviver , na alegria apesar da dor, na fé apesar das circunstâncias, e na maneira de levantar a cabeça diante desse preconceito que devora nossa sociedade!

Sonho em um dia ver mais justiça e menos preconceito para com as favelas!

"Mas, se ergues da justiça a clava forte,

Verás que um filho teu não foge à luta,

Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada

Entre outras mil,

És tu, Brasil,

Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,

Pátria amada,Brasil!"

0 reações: