terça-feira, 18 de agosto de 2009

Lembre-se das pequenas coisas


Há uns dias atrás, li um livro de pensamentos, histórias e orações de Madre Teresa e uma das histórias que ela conta me chamou muito a atenção.

O texto a seguir foi extraído desse livro:


"Algumas de minhas irmãs trabalham na Austrália. Numa reserva, entre os aborígenes, há um homem bastante velho. Posso assegurar-lhe que você nunca viu uma situação de pobreza tão alarmante como a desse pobre ancião. Todos o ignoravam. Seu lar era sujo e desarrumado.

-Por favor, disse-lhe eu uma vez, deixe-me limpar a sua casa, lavar as suas roupas e fazer a sua cama.

-Estou bem assim, não se preocupe - respondeu ele.

-Pois ficará ainda melhor se permitir que eu faça isso - insisti.

Ele concordou finalmente. Pude portanto limpar sua casa e lavar suas roupas.Encontrei no meio da bagunça uma lamparina inteiramente coberta de poeira. Só Deus sabe o tempo transcorrido desde que o homem a acendera pela última vez.

-O senhor não acende sua lamparina? - Perguntei-lhe - Não costuma usá-la?

Não - respondeu ele - não recebo visita de ninguém. Não preciso de luz. Para quem deveria acendê-la?

-O senhor acenderia se todas as noites as irmãs passassem a visitá-lo?

- Naturalmente - respondeu ele.

Desde esse dia as irmãs passaram a visitar o pobre ancião todas as noites. Limpamos a lamparina, que as irmãs acendiam todas as noites.

Dois anos se passaram. Eu tinha esquecido completamente desse homem. Ele enviou esta mensagem:"contem a minha amiga que a luz que ela acendeu em minha vida continua brilhando."

Achei que isso era uma verdadeira pequena coisa. Frequentemente negligenciamos as pequenas coisas."

Extraído de Madre Teresa, No coração do mundo, Ediouro,1997

0 reações: