quinta-feira, 12 de abril de 2012

"Vida Louca, Vidaaá..."

Nossa, quanto tempo sem passar por aqui! Confesso que minha mente estava cheia de histórias para contar aqui e textos para escrever, mas estava ocupada demais arrancando meus cabelos de desespero ao ter tantas coisas para fazer em um tempo curtíssimo.


Uma semana antes da escola de Fundamentos em Desenvolvimento Comunitário começar, decidimos dar um up na sala de aula que estava meio feia e deprê. Mas, como sempre, quando eu penso em fazer algo, na minha mente é tudo muito simples e a execução do serviço mais rápida do que meu pensamento. Sempre subestimo o tempo de trabalho e o grau de dificuldade das coisas. Mas graças a Deus não andamos sozinhos e sempre tem mãos abençoadas para nos ajudar. Pintamos a sala todinha, reformamos as mesas, reformamos sofás, decoramos a sala e mais. Teve dias que eu vim para casa com as mãos e os pulsos inchados de tanto trabalhar. Mas valeu muito a pena. Gostamos de fazer as coisas bem feitas para receber os alunos. Exelência é característica inegociável do cristão. O que dificultou um pouquinho é que tínhamos um orçamento bem pequeno, mas nada que muita criatividade e reciclagem não possam resolver, né?!


Os alunos começaram a chegar no sábado. Essa é uma das partes que eu mais gosto! Conhecer pessoas novas, mesa cheia para o almoço, conversa e risadas altas, conversas em diferentes línguas. Amo!
Durante os preparativos da escola conseguimos o número limite de alunos e estávamos felizes da vida. Mas de última hora, dois alunos não conseguiram visto para vir ao Brasil, muita gente que entrou em contato conosco deu para trás e várias coisas aconteceram, mas mesmo assim não desistimos e começamos a escola com 5 alunos.


No começo fiquei meio chateada com isso. Até oferecemos aulas a noite para dar chance para as igrejas de Belo Horizonte enviar seus obreiros para fazer o treinamento e se engajarem na causa do desenvolvimento de comunidades carentes, mas ninguém mostrou interesse. Mas agora, analisando nossa situação, vejo que foi a graça de Deus sobre nossa vida e sobre a vida dos alunos. Somos apenas três obreiros nessa escola. Eu, Tijs e Rodolpho.
Rodolpho trabalha com a comunicação da base da JOCUM BH e só pode trabalhar na escola por meio período. O Tijs está estudando no seminário Presbiteriano. Sai às 6 da manhã de casa e só volta às 13:20. Todos os dias eu acordo e vejo a pilha de livros em cima do nosso sofá e penso: "Meu Deus, como ele vai fazer isso??" Eu ainda estou me recuperando. Tenho altos e baixos de energia. Quando tenho energia posso trabalhar incansavelmente por horas, mas nos meus momentos de baixa energia, posso até desmaiar de cansaço. Quando chego nesse ponto, tenho que ir para a cama e tomar um tempo para me recuperar. Até agora não descobri qual é a causa disso, mas acho que estou vivendo o que no mundo missionário chamamos de "burnout". Por enquanto estou bem e tenho passado a maior parte do tempo com os alunos, mas não sei até quando estarei bem. Por isso, peço a sua oração por nós. Somos poucos, mas com muita coisa para fazer. Precisamos da graça do Senhor sobre nossa vida, nosso corpo e nossa mente.


Essa primeira semana de escola tem sido muito legal. Ainda estamos nos conhecendo melhor e vivendo um processo de contextualização dos alunos ao novo "habitat" deles. Amanhã (quinta) começaremos com as aulas. O Tijs dará uma pequena introdução ao assunto. Está sendo uma semana bem leve, mas a vida boa acabará na semana que vem pois começaremos com aulas mais intensas e trabalho nos ministérios da JOCUM de Desenvolvimento comunitário.

Mais uma vez peço, orem por mim e pelo Tijs. Temos vivido dias intensos. Infelizmente algumas vezes temos que deixar coisas de lado por que simplesmente é impossível fazer tudo o que queremos, como sair, ir no cinema, comer fora, manter nossa comunicação com nossos mantenedores em dia, passar mais tempo com os amigos e, acredite, manter contato com a família. Precisamos muito da graça de Deus sobre nossa vida. Queremos chegar ao fim desses três meses inteiros!
Espero dar mais notícias em breve.
Um abração a todos os meus leitores que não nos esquecem!
Até a próxima!

0 reações: