terça-feira, 13 de setembro de 2011

Trust - O lado escuro da internet

No final de semana assistimos a um filme que me deixou, de certa forma, perturbada. O filme é Trust (não sei como o título foi traduzido para o português, mas na tradução literal significa "Confiança") e conta a história de uma adolescente que conhece um menino em um chat na internet. Bem, não vou contar aqui todo o filme, mas já dá para ter uma idéia do que acontece.O filme realmente te faz pensar. Quem são as pessoas que conversam com você nas redes sociais? O que acontece com as fotos que você coloca na internet? Quantas pessoas lêem o que você escreve? É um pouco assustador quando você começa a pensar. É claro, que precisamos saber com quem nos relacionamos na internet e pensar muito bem sobre o que colocamos em redes sociais. Creio eu, que para um adulto bem resolvido isso não é problema. Mas fico imaginando que adolescentes, crianças e pessoas muito solitárias são presas fáceis para crimes na internet. Quantos pais não fazem a mínima idéia do que seus filhos vêem na internet? Com quem conversam, com quem se relacionam? Isso é coisa séria! Se você tem filhos que acessam a internet com frequência, por favor, fique atento! Não fique aceitando                                                                                                     todo mundo que te envia um convite de "amizade" nas redes sociais. Este post não é para criar pânico, ou significa que fiquei paranóica por ver esse filme, mas precisamos ter muito cuidado com nossa vida virtual. Não podemos simplesmente confiar em todo desconhecido que conversa conosco na internet.
Todos os dias, rejeito convites de "amizade" no facebook. Não gosto e não quero aceitar desconhecidos nas minhas redes sociais. Peço que se você me enviar um convite, escreva junto uma mensagem dizendo de onde me conhece e porquê quer ter meu contato.
Redes sociais são boas quando são usadas devidamente. Esses dias atrás alguém publicou no facebook algo assim: "Redes sociais: domine, não seja dominado". Não tem algo que eu concorde mais! Eu gosto muito de usar a internet, inclusive a uso bastante por causa do nosso estilo de vida. Como missionários que dependem de suporte financeiro de amigos e igrejas, é preciso que informemos claramente o que estamos fazendo e como está nossa vida no campo missionário. Para isso, as redes sociais só vieram a acrescentar. Mas ainda sim, é preciso tomar muito cuidado. Uma coisa tenho certeza, nada substitui o olho no olho, o conhecer pessoalmente. Sei que ainda tem muita gente que é enganada dessa forma, mas o risco é bem menor. Que Deus nos ajude a proteger nossas crianças e pessoas vulneráveis a esse tipo de crime. E que sejamos sábios a respeito da nossa vida virtual. Fica aí a dica!

0 reações: