Olá pessoal!
Depois de tres meses em Recife, cursando o tempo teorico da escola, voltamos para Belo Horizonte para fazer o tempo pratico. Viemos com uma equipe de seis pessoas: Tijs e eu, Kate (Nova Zelandia), Wade(usa), Gerben e Barbara(Holanda). Desde dia 5 de janeiro, que foi o rimeiro dia do tempo pratico, temos feito muita coisa na comunidade. Começamos com interceção e uma pesquisa sobre a comunidade. Pesquisamos e visitamos vários projetos sociais, postos de saúde, escolas, falamos com muitas pessoas da comunidade e descobrimos quais são os principais problemas que afetam o lugar e entre eles estão gravidez na adolescencia, alcoolismo e depressão.
Fomos a várias reuniões no posto de saúde e descobrimos que o envolvimento das pessoas da comunidade era mínima e inclusive a associação dos moradores estava abandonada.
Claro que é muita coisa para fazer em paenas tres meses, que é o tempo que dura o pratico.
Decidimos trabalhar Com os pastores, trabalhando na união das igrejas para o bem da comunidade. No dia 21/03 teremos uma primeira reunião com alguns pastores, que será um delicioso café da manhã. Nesse tempo iremos compartilhar nossos sonhos e objetivos a respeito da comunidade e ouvir quais são os seus planos e sonhos também.
NO dia 08/03 organizamos um "Domingo Com Deus" com as crianças da comunidade com o objetivo de ensinar-las o mandamento biblico que Deus nos deu de cuidarmos do ambiente em que vivemos. O tema foi "Vila limpa, vila bonita". Foi um tempo muito legal com as crianças. E no final da programação cada criança ganhou potinhos com terra e sementes de girassol para plantarem no seu quintal.
Além disso deixamos um relatório para a equipe de longo prazo da Luzeiro sobre todas as pesquisas que fizemos para ajudar-lhes futuramente e oferecemos um treinamento de desenvolvimento comunitario para a equipe da Luzeiro.
Ainda faltam 3 semanas para acabar o tempo pratico, mas temos muito o que fazer. Estamos desenvolvendo um projeto de reciclagem de lixo e trabalhando junto a equipe da luzeiro.
Gerbem e Barbara, ainda não sabiam o que fariam depois da escola e nos surpreenderam com a noticia de que ficarão como obreiros na casa Luzeiro e trabalharão com adolescentes, na prevenção da gravidez precoce e dando suporte as adolescentes que já estão gravidas. Ficamos muito felizes com essa notícia.
Temos muitos planos para depois da escola, mas vou deixar para compartilhar isso mais tarde!
0 reações:
Postar um comentário